Seleção Draft – Devagar pode ser bom

Dani Rosolen - 12 set 2017
Vá com calma: não é preciso viralizar, mas manter clientes (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Dani Rosolen - 12 set 2017
COMPARTILHE

Devagar pode ser bom
Esther Humphrey, diretora de operações da Appster (desenvolvedora de aplicativos), diz que um crescimento explosivo pode ser ruim para uma startup, especialmente se o produto não conseguir entregar o que os consumidores esperam. Em seu artigo no Medium ela fala sobre apps, mas a constatação vale para outros negócios. No texto (link acima), ela afirma que é melhor reter a demanda do que viralizar. Para isso, aconselha que a empresa entenda os hábitos de consumo de seus clientes e indica três estratégias de fidelização: lembrá-los de seu produto com mensagens (mas sem spam!), oferecer recompensas emocionais e atrelar sua oferta a uma rotina. E finaliza:

“Usuários felizes são usuários leais”

 

A arte de delegar
É normal que o fundador de uma startup comece o negócio com a mão na massa e querendo fazer tudo. Mas David Bailey, mentor e sócio do fundo Downing Venture, alerta que, com o tempo, isso fica insustentável. Em seu artigo, também no Medium, ele sugere dois caminhos para o empreendedor conseguir desapegar e delegar. O primeiro é pedir que o colaborador resolva problemas e não somente cumpra suas tarefas. Já o segundo consiste em ajudá-lo a encontrar a melhor solução por meio de orientações que o levem a definir metas, analisar a situação atual, escolher entre as opções existentes e mapear os próximos passos. Leia mais no link acima.

 

Os desafios do CMO
A pressão sobre um CMO para conseguir resultados (leia-se receita) com o marketing costuma vir de todas as partes da empresa. Assumir essa tarefa é uma missão árdua, mas também uma oportunidade, como diz Thom Gruhler, CEO da consultoria de marketing Fjuri. Para gerar crescimento e atender as expectativas, na Forbes (link acima), ele aponta quatro táticas:

1) Transformar a experiência do cliente;
2) Alinhar os objetivos da área de vendas e do marketing com métricas;
3) Usar dados para entender e personalizar a jornada do consumidor;
4) Dar preferência a dados de experiência em vez dos operacionais.

 

Hands On Digital Academy
A Hands On Digital Academy acaba de lançar seu primeiro curso online: Marketing Emergente para a Nova Economia. A primeira aula é gratuita e as demais cinco que compõem o módulo custam 449 reais. O Draft é Media Partner do curso e, até o dia 19, os leitores têm 15% de desconto digitando o código DRAFT no momento da inscrição (link acima).

COMPARTILHE

Confira Também: