SPONSORS:

Seleção Draft – Devagar também é bom

- 20 de fevereiro de 2018
Devagar e sempre: lema válido também quando se trata do crescimento de uma startup (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Devagar e sempre: nem toda startup precisa crescer rápido (Imagem: Pixabay/Reprodução).

Devagar também é bom
No Medium, Aytekin Tank, fundador da JotForm (plataforma de formulários para empresas), defende que um crescimento lento pode ser vantajoso para uma startup, em especial nos casos de bootstrapping. O autor diz que avançar devagar — mas de forma orgânica e constante — permite ao fundador ter uma vida mais balanceada, melhorar seu produto ou serviço, criar uma cultura organizacional saudável e conquistar a lealdade dos usuários. Ele também destaca, no link acima, que a fixação pelo crescimento rápido pode gerar problemas graves:

“Com o tempo, cada conquista precisará ser melhor do que a anterior e isso tende a se tornar uma obsessão para o empreendedor”

 

Não é só dinheiro
No mundo das startups, em que os recursos são escassos, há outros fatores capazes de reter colaboradores e evitar que sucumbam a propostas salariais melhores feitas por grandes empresas. Garima Juneja, fundadora da agência de marketing digital Viralcurry, aponta no Your Story (link acima) questões simples, mas que podem garantir a formação de um time engajado e de um ambiente de trabalho desafiador. Entre elas: contratar funcionários pela disposição de aprender e não somente pela formação, evitar hierarquias, reconhecer conquistas, compartilhar decisões e manter a transparência.

 

Fora do centro
Igor Chalfoun, CEO da Tbit (especializada em tecnologias para análise de sementes) fala no portal Administradores dos desafios de manter uma startup fora dos grandes centros. Ele destaca que, se por um lado o empreendedor corre o risco de ficar longe dos principais clientes, por outro, os custos operacionais geralmente são menores. O autor também dá dicas de como acelerar um negócio em uma cidade do interior, tais como: utilizar concursos para se promover, buscar apoio de entidades locais, educar a população sobre sua inovação, realizar cursos à distância e se valer das redes sociais. Leia mais no link acima.

 

Hackaton Agrifutura
Estão abertas as inscrições para o Agrifutura, evento inédito realizado no Instituto Biológico, em São Paulo, focado em soluções inovadoras e tecnológicas para o agronegócio. Na ocasião, acontecerá um hackaton em que 12 equipes de cinco programadores, makers, técnicos, marqueteiros, empreendedores e engenheiros terão a chance de resolver desafios tecnológicos lançados pelos próprios agricultores. O evento, que acontecerá entre os dias 3 e 4 de março, é gratuito e terá a presença de incubadoras, investidores e aceleradoras. Mais informações sobre como participar estão disponíveis no link acima.

Veja também:

Com visão computacional, a cromAI pode ajudar a reduzir o uso de agrotóxicos nas plantações

- 10 de outubro de 2018
2164 6 0

Como a Strider precisou se adaptar, sem perder a essência, após ser comprada

- 2 de agosto de 2018
4146 2 0