Os unicórnios vão matar os dinossauros?
Negócios unicórnios são a onda da vez. Já falamos sobre o termo aqui algumas vezes: basicamente são startups que conseguem ser avaliadas em bilhões de dólares rapidamente. E muita gente acha que elas estão supervalorizadas e que isso é sinal de uma bolha de investimentos em startups.
Dave McClure, um dos principais investidores do Vale do Silício, escreveu no Medium que essa conversa é bobagem. Apesar de existirem, sim, algumas empresas supervalorizadas, no geral as startups unicórnio estão roubando todo o mercado das empresas gigantes e tradicionais, também conhecidas como dinossauros. Para ele, as companhias dinossauros não conseguem acompanhar as transformações do mundo, reter os melhores talentos ou mesmo serem flexíveis. E isso será o fim delas. Confira melhor no link acima.
Prefeitura de SP investirá em projetos inovadores
No ano passado a Prefeitura de São Paulo lançou o Tech Sampa, um pacote de iniciativas que visam estimular o empreendedorismo inovador na capital paulista. Um dos programas que nasceram daí é o Vai Tec, que investirá até 25 mil reais em startups paulistanas.
Serão contemplados negócios voltados à economia solidária e colaborativa, água e energia, educação, gestão pública, segurança alimentar e nutricional, apoio ao micro empreendedorismo, saúde, meio ambiente urbano e reciclagem de resíduos, cultura, desenvolvimento local sustentável, assistência social, direitos humanos, trabalho, mobilidade urbana, tecnologia assistiva, comunicação social e cidadania. As propostas serão avaliadas por uma comissão técnica da prefeitura. As inscrições vão até 30 de abril, confira mais informações no link acima.
O efeito viral do Dubsmash
Nos últimos dias você deve ter visto sua timeline lotada de vídeos de pessoas dublando vozes com o aplicativo Dubsmash. Mas se o app existe desde 2012, por que ele viralizou só agora? O pessoal do blog Growth Hack analisou a situação e concluiu que, neste caso, o sucesso se baseia em três conceitos: o fato de o app ser “memetizável”, de utilizar bem as redes sociais já estabelecidas (Facebook, Instagram etc), e de ter caído nas graças de famosos. Vale ler o texto para entender como usar esses conceitos na hora de divulgar um negócio.
Premiação aos melhores cases de ativismo online
O Bobs é uma premiação alemã que, anualmente, procura reconhecer os melhores sites de ativismo online ao redor do mundo. As páginas escolhidas para 2015 estão disputando o voto popular agora mesmo. Há inclusive, uma categoria para projetos em português, onde concorrem a Plano, Papo Reto, Alma Paulista, Aliança Pela Água e Rio Invisível, confira e vote no link acima.