SPONSORS:

Seleção Draft – Dividindo o comando

- 10 de setembro de 2018
Ter dois CEOs pode ser benéfico para a produtividade de uma empresa (e para a liderança).

Dividindo o comando
Na Fast Company, John Ganeyo escreve sobre a experiência de dividir a liderança com outra pessoa em sua agência de marketing digital, a Logical Position. Ele acredita que as empresas podem tirar vantagens ao adotarem o cargo de co-CEO, já comum em nomes de peso como a Whole Foods e a Oracle. Mas a parceria precisa ser bem desenhada para não trazer riscos aos envolvidas — e muito menos para a empresa. Para isso, o autor indica como a dupla deve agir para o comando seguir equilibrado: saber dividir funções, comunicar-se constantemente, aprender a discordar “sem grilos” e estabelecer limites. Leia mais no link acima.

 

Tchau, Jack Ma
Ele vai se aposentar, mas não é para já. Segundo o New York Times, Jack Ma, cofundador do Alibaba e também o homem mais rico da China, vai deixar a presidência executiva da companhia daqui um ano (contando a partir de hoje, data em que ele completa 54 anos). O empresário conta que se dedicará, então, a projetos relacionados à educação. Quem assume é Daniel Zhang, hoje diretor geral da empresa. Jack ainda terá poder de decisão, pois continuará no quadro de conselheiros até 2020. Ele destaca, no link acima:

“O mundo é grande e ainda sou jovem, por isso, quero experimentar coisas novas. Afinal, e se novos sonhos puderem ser realizados?”

 

A arte do storytelling
“Muitas startups não reconhecem que suas histórias podem abrir inúmeras oportunidades.” É o que diz a social media Tereza Litsa, no Medium (link acima), ao falar da importância do storytelling. Ela conta que um fundador precisa entender essa “arte” para responder perguntas que nem mesmo ele havia pensado a respeito, entre elas: como tudo começou, por que acredita no que faz e quais suas metas a curto e longo prazo. Mas, calma, ela afirma: não é necessário saber tudo de imediato. O essencial é fazer com que o time compreenda a missão da empresa, contratar especialistas para apontar os elementos essenciais da história e alinhar o storytelling com as atividades do negócio.

 

Aceleração Ambev
Vão até dia 14 as inscrições para a Aceleração da Ambev. A cervejaria vai selecionar até 25 projetos (sendo 20 brasileiros) que se proponham a solucionar desafios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As ideias eleitas terão treinamento conduzido pela Conquer (aceleradora com metodologia desenvolvida no Vale do Silício) durante dez semanas, em São Paulo. As startups de fora do país ou da cidade poderão participar dos encontros online. Mais informações no link acima.

Veja também: