Faça o que te amedronta
Sabe aquela máxima de que tudo o que vale a pena requer mais esforço? Com o empreendedorismo acontece a mesma coisa, segundo Jon Westenberg. No Medium, ele diz que o melhor sinal de que você está no caminho certo é o medo. De perder sua credibilidade profissional, de não ter recursos suficientes, de não ter consumidores interessados. Tudo isso faz parte do processo, o autor garante. Para ele, não basta ter uma ideia, dar um nome para a sua empresa, criar uma landing page e mudar seu status no LinkedIn para “fundador”:
“As coisas mais difíceis nos negócios são aquelas que vêm com grandes riscos. Mas também são as mais gratificantes”
A cópia que deu errado
Uma das principais críticas a startups da economia sob demanda é a insistência em copiar modelos que já deram certo. O Mashable trouxe o exemplo da Shuddle. Ela surgiu como um “Uber para estudantes” e encerrou as atividades depois de dois anos. Apesar de ter conseguido bons investimentos, um sócio queria diferenciar a startup do Uber, contratando motoristas com experiência em transportes de crianças, o outro visava a competição direta com o serviço de caronas. No fim, todo mundo saiu perdendo. Leia mais no link acima.
Biografia colaborativa
Desde 2003, a proposta da VivaSP, plataforma colaborativa de histórias sobre a capital paulistana, é criar uma biografia viva. Ou seja, ter um “diário afetivo” online, onde os moradores possam compartilhar suas histórias. Agora, o projeto está com um novo formato: os 99 textos mais significativos do acervo serão publicados em 3 tipos de livro (impresso, digital ou customizado), com fotos e episódios em vídeo. O financiamento também será coletivo, por uma campanha no Catarse, no link acima.
Action Learning
Na próxima quinta-feira, dia 28, as coaches Luciana Rovegno e Marcia Yokota vão falar sobre a Action Learning durante a Pixels Talks número 7, em São Paulo. O papo será destinado a que quem quer usar a metodologia para gerar soluções eficientes para problemas urgentes e aprender sobre lideranças abertas ao diálogo. O investimento será de 16,20 reais e as inscrições estão abertas no link acima.