SPONSORS:

Seleção Draft – Falta saber como inovar

- 18 de abril de 2019
Perceber que é preciso mudar já é um passo para começar a inovar.

Falta saber como inovar
Em entrevista à Época Negócios, Andrew Humphries, cofundador da The Bakery (aceleradora inglesa com escritório em São Paulo), afirma que as empresas brasileiras querem inovar, mas não sabem como. No entanto há esperança:

“O processo [de inovação] é mais rápido quando executivos C-level percebem que precisam mudar”

Aí, diz ele, é preciso analisar os obstáculos culturais do mercado onde se está inserido, estruturar uma estratégia e se conectar. Já sobre as startups, ele afirma que para atrair grandes empresas, elas precisam reconhecer os problemas das corporações e de seus consumidores e resolvê-los. Leia mais no link acima.

 

A era dos IPOs
Em uma semana em que oito empresas prometiam fazer seus IPOs na bolsa de valores Nasdaq, o mais aguardado era o da Pinterest. E não por menos: a plataforma social de imagens viu seu valor de mercado atingir 15,8 bilhões de dólares no primeiro dia de sua oferta pública de ações, nesta quinta-feira, segundo a Reuters (link acima). Três dias antes, o New York Times indicava que essa avalanche de IPOs em poucos dias poderia comprometer as empresas envolvidas, já que nenhuma gostaria de receber menos destaque e, consequentemente, menos dinheiro, como dizem os jornalistas Erin Griffith e Michael J. de la Merced: “Os IPOs são geralmente um momento de coroação que valida anos de trabalho. Então, as empresas encaram o dia como mais do que uma transação financeira. É também uma festa de lançamento, um evento de branding e uma celebração. E nesta ocasião, ninguém quer compartilhar os holofotes.”

 

Fator de sucesso
O mentor Fernando Godoy escreve no Canaltech sobre o principal fator de sucesso de uma startup. Ideia genial? Time perfeito? Modelo de negócio inovador? Investimento pesado? Podem ser todos esses elementos juntos, mas nada, segundo ele, é melhor do que o timing certo. No link acima, ele diz: “Muitas empresas com uma ideia, digamos, boa (e não incrível), tiveram sucesso graças ao fato de estarem no timing correto. Com o tempo, foram ganhando mais dinheiro e aperfeiçoando o seu produto ou serviço.” Por isso, saiba ajustar os ponteiros a seu favor!

 

Braskem Labs
Vão até domingo (21) as inscrições para o Braskem Labs. A iniciativa conta com três programas voltados para negócios com objetivos específicos e em diferentes estágios. O Ignition é uma pré-aceleração, em parceria com o Quintessa, para startups que estão em fase de validação. Já o Braskem Labs Scale, também em parceria com o Quintessa, acelera empresas em fase de tração e escala com soluções na área química ou de plástico e que impactem positivamente a sociedade em áreas como agronegócio, reciclagem e saúde. Por fim, o Braskem Labs Challenge busca startups que ofereçam soluções para resolver desafios em diversos setores da Braskem (que conta com um canal de conteúdo aqui no Draft). Mais informações no link acima.

Veja também:

O Templo mudou: em vez de coworking, o foco agora é a oferta de soluções criativas para o mercado

- 9 de maio de 2019