SPONSORS:

Seleção Draft – Freemium sustentável

- 7 de agosto de 2018
Saiba avaliar: freemium e prejuízo não são a mesma coisa.

Freemium sustentável
No e27 (link acima), Dev Vig, cofundador do estúdio de design De Space, questiona se o modelo freemium é sustentável a longo prazo. De acordo com o autor, muitos empreendedores acreditam que esta seja uma boa alternativa para conquistar uma base de usuários sólida. Mas afinal, por quanto tempo uma startup consegue oferecer seu produto ou serviços gratuitamente? Ele afirma que o fundador precisa ter certeza de que não está caindo em uma armadilha e, assim que passar a cobrar, o cliente abandonará o barco. Caso consiga se manter por patrocínio, também deve avaliar se o usuário estará disposto a assistir publicidade “forçosamente”. Não existe uma resposta absoluta, diz Dev, o importante é o negócio saber que seu diferencial deve ir muito além da precificação.

 

Siga o mestre
Para ser um líder de sucesso, primeiro é preciso ser um bom seguidor. É o que ressaltam o especialista em psicologia organizacional Kim Peters e o professor de Psicologia Alex Haslam na pesquisa do link acima, publicada pela Harvard Business Review. Segundo os autores, de nada adianta uma pessoa ter qualidades excepcionais se não souber engajar um time. Para isso, indica o estudo, é necessário mostrar empatia com os valores, as experiências e as preocupações de seus “discípulos”. Em resumo, destaca a dupla:

“Líderes precisam ser vistos pela equipe como iguais e não parte de um grupo que faz algo pensando apenas no próprio umbigo”

 

Estereótipos básicos demais
Ainda sobre este tema, a Fast Company aponta quatro estereótipos de liderança considerados populares, mas que nem sempre levam à eficiência. O primeiro é o tipo “autêntico”, quando liderar com autenticidade tem a ver com atender a demanda de outras pessoas e não o próprio ego. O segundo baseia-se em acreditar que basta focar nos seus pontos fortes, o que, na verdade, pode levar seu negócio a um platô. O terceiro é sobre a crença de que basta ter uma “paixão verdadeira” para atingir metas. Isso, aponta o texto (link acima), tem relação proporcional com trabalhar duro e ser organizado. Por fim, o último estilo é a manutenção da pose de poder. Mas pagar de forte não te faz forte de verdade, resume o artigo.

 

Startup Show
Vão até 19 de agosto as inscrições para o Startup Show, uma competição de startups no formato de websérie que será transmitida em episódios no YouTube. Ao todo, 27 empreendedores serão selecionados com a ajuda do Watson, inteligência artificial da IBM (patrocinadora do projeto junto da AeC e da Robbyson), para terem suas ideias avaliadas, receberem mentoria e um valuation gratuito. O vencedor ganhará como prêmio uma imersão de uma semana no Vale do Silício. Mais informações no link acima.

Veja também: