Gaste pouco
Saber gastar pouco desde o início e controlar meticulosamente os custos é um passo importante para sustentar o crescimento de uma startup. No Medium, Josiah Humphrey, fundador da Appster (plataforma de criação de apps), fala como essa estratégia ajudou sua empresa a alcançar um faturamento de 20 milhões de dólares no quinto ano de operação. Além de contar que, mesmo sendo fundador, ele não tem o salário mais alto do time, Josiah destaca (no link acima), suas principais dicas de austeridade:
1) Reduza ao máximo as despesas com materiais para o escritório;
2) Adie contratações em tempo integral o quanto possível;
3) Compartilhe informações sobre gastos administrativos com a equipe;
4) Dê o exemplo como fundador e não esbanje.
Acordo pré-nupcial
É comum comparar a relação entre cofundadores com um casamento. Seguindo essa lógica, o Inc (link acima) recomenda que se firme uma espécie de acordo pré-nupcial antes de iniciarem o negócio. Segundo o artigo, a medida é indicada, em especial, para pessoas que já são amigas, familiares ou tem uma relação amorosa (pois é onde costuma haver mais mal entendidos em caso de ruptura), mas vale para qualquer parceria, já que um estudo aponta que 65% das startups falham por causa de conflitos entre os sócios. Entre as sugestões do que deve conter o documento estão: as responsabilidades de cada um, a divisão societária da empresa, a definição da participação nos lucros e questões sobre propriedade intelectual.
Registre-se
Apesar de não ser obrigatório, é aconselhável que o empreendedor registre a marca ou a patente de seu negócio desde o início da operação. Isso pode evitar que seu produto ou serviço seja copiado e faz diferença na hora de negociar com investidores. Ainda assim, o assunto desperta muitas dúvidas. A PEGN lista as dez que considera mais frequentes, como a necessidade de incluir logos no registro, a possibilidade de usar a marca mesmo que já exista uma empresa com o mesmo nome e como agir caso a invenção seja plagiada durante o processo. Leia mais no link acima.
Fórum de Economia Criativa
Acontece entre quinta e sexta-feira (9 e 10), em São Paulo, o Fórum Belas Artes de Economia Criativa. Em sua 3ª edição, o evento traz omo tema “Designing the Future: a Criatividade está mudando o mundo”. A proposta será debatida por especialistas em áreas como empreendedorismo, autoconhecimento, diversidade, natureza e tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link acima.