Seleção Draft – Internet das coisas no Brasil

Luisa Migueres - 16 nov 2015
Brasil estará mais aberto a projetos que foquem em conectividade até 2016 (Imagem: Richard P J Lambert - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 16 nov 2015
COMPARTILHE

Internet das coisas no Brasil
O caderno Link, do Estadão, noticiou hoje uma proposta do Ministério das Comunicações que quer amplicar projetos focados na Internet das Coisas no Brasil. Até o fim de 2015 serão apresentadas diretrizes para estimular empresas a investirem em iniciativas que conectam diversos dispositivos tecnológicos.  Na reportagem, Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações do MiniCom, diz:

“A comunicação máquina a máquina tem potencial para beneficiar principalmente os países em desenvolvimento”

Segundo ele, isso poderia ajudar o Brasil a se tornar mais eficiente em setores como a indústria e a saúde. Leia mais no link acima.

 

Paris e Mariana: o que está sendo feito
Nos últimos dias, diversas empresas mostraram sua solidariedade às vítimas dos atentados em Paris. O AirBnb, por exemplo, criou uma página para que proprietários dessem abrigo gratuito na cidade. O Facebook ofereceu uma ferramenta para pessoas avisarem seus amigos que estavam a salvo. O Uber também abriu a opção gratuita para transportar quem precisasse.
Em solo brasileiro a tragédia é outra, e também gerou iniciativas interessantes. A Rio Doce Help! é uma plataforma destinada a ajudar as vítimas do desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais. Há também um crowdfunding no Juntos.com.vc para reconstruir a vila de Bento Rodrigues, que foi soterrada pela lama. Saiba como ajudar nos links destacados.

 

Como será a tecnologia no futuro?
Fazer previsões é parte da rotina de Diomedes Kastanis, responsável pela inovação tecnológica numa companhia de software. Ele é o autor do texto do link acima, publicado no TechCrunch, no qual prevê o resultado de algumas tendências no mercado. Ele lista algumas mudanças a caminho, que podem demorar de 5 a 10 anos para se tornarem realidade:

1) Hoje já é possível compartilhar objetos ociosos, mas num futuro breve poderemos compartilhar até smartphones e computadores. A inspiração vem da economia compartilhada;
2) Para sobreviver, as empresas deverão investir na economia local;
3) Adeus, teclados! Hoje, os dedos são os responsáveis pela comunicação mais moderna, mas a tecnologia cognitiva está a caminho;
4) A Internet das Coisas será simplificada, ou seja, os sistemas estarão integrados de modo mais humano;
5) O futuro será “glocal”: continuamos globalizados, mas vamos investir em opções de serviços focados em nosso território;
6) A realidade virtual será diferente: poderemos usar o recurso para interagir com outras pessoas e experimentar o audiovisual mais intensamente;

Leia mais no link acima.

 

Transformação pela oportunidade
Na próxima quarta-feira, dia 18, o Teatro Tomie Ohtake, em São Paulo recebe o evento Transformação pela oportunidade. O encontro beneficente é uma iniciativa da Casa Taiguara, um projeto social focado no desenvolvimento de jovens da região central da capital paulista. Entre as atrações estão uma palestra de Adriano Silva, idealizador e publisher do Draft, outra com o empreendedor social Eduardo Lyra, além de shows de Toquinho e Circo dos Sonhos. Os ingressos vão de 180 reais (normal) a 1 000 reais (Social Premium), e a compra pode ser feita pelo link acima. Os valores serão doados à instituição.

COMPARTILHE

Confira Também: