SPONSORS:

Seleção Draft – Liberte suas ideias

- 18 de setembro de 2018
Dê asas às suas ideias, mas não as deixe voando: aja!

Liberte suas ideias
Pare de guardar suas ideias brilhantes. Esta é a lição de Fábio Gordilho, líder de negócio da plataforma de compra e venda de consórcios Bom Consórcio, no LinkedIn. Ele escreve sobre um episódio ocorrido há 25 anos, na época em que cursava o Ensino Médio e ele e os amigos formularam o projeto de uma cerveja sem álcool, a “Bear Beer”. A proposta foi premiada, mas os estudantes não levaram o negócio adiante. No entanto, Fábio conta que, alguns anos depois, viu em uma loja uma cerveja com o mesmo nome. Era um plágio? Não, ele conta: a bebida tinha sido criada em 1974, na Rússia. Ele ainda destaca, no link acima, que quando se tem um insight, não basta guardá-lo à sete chaves, é preciso ação:

“Se agora você está tendo uma ideia brilhante, sinto te desapontar, mas algumas ou muitas outras pessoas estão tendo ideias iguais, similares ou melhores do que a sua”

 

Uma superação atrás da outra
“Na hora do pitch, os homens têm a vantagem de receber uma presunção de competência que as mulheres não recebem.” É esta, em resumo, a visão que as 279 empreendedoras entrevistadas pela Fast Company e pelo Inc. têm dos investidores quando questionadas sobre o que seus colegas do sexo masculino têm de vantagem quando vão em busca de aporte. Apenas 2% dos fundos de VCs foram destinados a empresas lideradas por mulheres em 2017 e lidar com a discriminação de gênero passou, infelizmente, a ser tarefa diária para as empreendedoras (62% já vivenciaram essa situação). No link acima, elas compartilham nove lições que tiraram dessas situações, entre elas:

1) Aceitar que fará um pitch para alguém que não sabe nada do seu produto;
2) “Assumir” que será subestimada;
3) Ter noção de que sua gravidez será usada contra você;
4) Entender que pode ser necessário levantar dinheiro por conta própria.

 

Desafios do Corporate Venture
O Startupi (link acima) reproduz dados do levantamento “Corporate Venture: desafios e oportunidades no Brasil”, realizado pela EY-Parthenon, a Endeavor e a Cátedra Insper-Endeavor. O estudo contou com a participação de 300 empreendedores brasileiros, sendo que 56% disseram ter obtido resultado positivo com esse tipo de iniciativa (a aceleração e/ou incubação foram os formatos mais comuns de colaboração). No entanto, o texto destaca a fala do professor do Insper e um dos autores do estudo Guilherme Fowler: “As empresas e os empreendedores, por vezes, estruturam arranjos frágeis e instáveis em função do desalinhamento entre as partes. O resultado mais comum é a falha das parcerias e o fim precoce das iniciativas de engajamento com os empreendedores”.

 

Menos30Fest Fortaleza
Acontece no sábado (22), em Fortaleza, a 4ª edição do Menos30 FEST, festival de inovação e empreendedorismo da Globo. O encontro abordará o tema “(A) diversidade”, buscando refletir sobre como as adversidades que surgem no caminho do empreendedor podem ser superadas com a diversidade do brasileiro, sua criatividade e potencial de inovação. Entre os convidados estão: Adriana Barbosa (fundadora da Feira Preta), Joaquim Melo (fundador do Banco Palmas), Ítala Herta (da aceleradora Vale do Dendê) e Hamilton Henrique (fundador do Saladorama). As inscrições são grátis e podem ser feitas pelo link acima.

Veja também:

Piraporiando – ou como Janine Rodrigues transforma livros sobre racismo e bullying em projetos educativos

- 17 de outubro de 2018

Os melhores depoimentos já publicados em Lifehackers, aqui no Draft, agora reunidos em livro!

- 1 de outubro de 2018

Iniciativa da Softplan, o Construtech Ventures é pioneiro em apoiar startups no setor de construção civil

- 20 de setembro de 2018
5571 9 0