SPONSORS:

Seleção Draft – Marca blindada

- 13 de novembro de 2018
Nunca é demais proteger sua marca internacionalmente, antes de desbravar o mercado externo.

Marca blindada
O Readwrite (link acima) traz um alerta para quem visa expandir o negócio: a necessidade de ter a marca registrada internacionalmente. É essencial proteger o nome da empresa, de produtos ou serviços, o logotipo e o slogan, porque eles estão entre os ativos mais valiosos de um empreendedor. Para não ser pego de surpresa nesse processo, a dica é procurar a orientação de um advogado de propriedade intelectual e atentar para certos pontos como: não deixar para pedir o registro perto do lançamento internacional, já que os prazos variam muito; estudar a legislação e analisar se aquele mercado vale mesmo a pena; e saber o significado de sua marca quando traduzida para a língua local.

 

Mais um
Pois é, temos mais um — ou dois — unicórnios brasileiros no pedaço. Nesta tarde, Fabricio Bloisi, CEO da Movile (dona do iFood), contou que a holding, em conjunto com a Naspers e a Inova Ventures, realizou um aporte de 500 milhões de dólares no principal aplicativo de delivery de alimentação da América Latina. Ambas as empresas já têm valuation de mais de 1 bilhão de dólares, mas Fabrício não revelou essas cifras, como destaca o Startupi. O valor será injetado no app até 2019. Leia mais no link acima.

 

O marketing é o CEO
Seth Godin, o famoso guru de negócios e especialista em marketing, tem dois objetivos claros: fazer fundadores tornarem-se grandes profissionais de marketing e salvá-los de desperdiçarem tempo com péssimos profissionais dessa área. No lançamento de seu novo livro, o Inc. conversou com o autor sobre a visão do marketing como uma atividade holística, que depende da empatia e do insight, em vez de dinheiro e de esperteza. Seth defende, no link acima, que é trabalho do empreendedor fazer o marketing e não terceirizá-lo:

“Marketing não é o que se faz no final, mas no começo. São as soluções que se projeta, o público-alvo, a cadeia de suprimentos, o fluxo de resíduos e até a maneira como se atende o telefone”

 

CASE 2018
São Paulo recebe, nos próximos dias 29 e 30, a 5ª edição do CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo. Este ano, o encontro, organizado pela ABStartups e pela Samba Tech, contará com seis palcos e 150 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles: Carlos Moyses (CEO do iFood), Ekaterina Skorobogatova (VP Growth TheVenture.city) e Renato Freitas (cofundador da Yellow). Além disso, na conferência acontecerá o Startup Awards, conhecido como o “Oscar” das startups brasileiras. No link acima, os leitores do Draft, que é Media Partner do evento, podem se inscrever com 30% de desconto.

Veja também: