SPONSORS:

Seleção Draft – Métricas de produtividade

- 14 de novembro de 2018
Diferentes equipes são avaliadas com critérios diferentes: o mais importante é entender como o time está se saindo para avaliar o desenvolvimento do negócio como um todo.

Métricas de produtividade
Ninguém, em sã consciência, advoga que líderes devam deixar de seguir seus times com “olho no olho”, mas processos de feedback mais flexíveis, certamente, são bem-vindos. O texto do Entrepreneur (link acima) sugere quatro métricas inspiradas na metodologia Agile para acompanhamento:

1) Percentagem de tarefas definidas que foram concluídas satisfatoriamente; 
2) Capacidade de cumprir atividades em ciclos de tempo curtos e bem determinados; 
3) Número de reuniões perdidas, atrasos e faltas por motivos de saúde;
4) Quantidade de erros cometidos que afetaram o cliente.

 

Raio X das fintechs
O FintechLab reproduz, no link acima, o resultado do estudo “Mapa das Fintechs Brasileiras”, realizado pela Visa, que traz um dado significativo: apenas uma em cada cinco fintechs brasileiras recebeu investimento do tipo anjo ou venture capital desde a fundação. Quando questionados sobre os principais entraves ao crescimento, os empreendedores apontaram, em primeiro lugar, a regulação do mercado. A resistência a novas tecnologias e serviços disruptivos na área financeira (por falta de compreensão dos clientes e do mercado) aparece ainda como outro desafio à expansão. O balanço anual corrobora isso. Nos últimos 12 meses, apenas 16,6% das fintechs do país superaram a faixa de 1 milhão de reais de faturamento.

 

Futuro da criptografia
Kurt Rohloff, cofundador e CTO da Duality Technologies, conversou com o Silicon Republic sobre o potencial de negócios da criptografia homomórfica (HE) — que permite o processamento dos dados na forma criptografada, sem quebrar a confidencialidade do conteúdo. Kurt fala como pretende deixar a HE mais acessível a ambientes computacionais genéricos porque, inicialmente, era necessário um hardware customizado para rodar a tecnologia. O texto (link acima) destaca ainda a aplicação desse tipo de criptografia na análise de doenças raras, sem revelar a identidade do paciente, e na proteção de redes neurais que usam AI e são utilizadas por parceiros comerciais.

 

Google for Startups Residency
Estão abertas até 19 de novembro as inscrições para a Turma 4 do Google for Startups Campus São Paulo. O programa selecionará interessados em desenvolver soluções de tecnologia conversacional para assistentes virtuais. A residência não tem custo, nem exige participação acionária como contrapartida. Entretanto, existem alguns pré-requisitos para as startups interessadas: estar em estágio de crescimento e ter tração comprovada no seu mercado; ser composta por um time diverso, incluindo desenvolvedores; e disponibilidade para ficar na cidade. Mais informações no link acima.

Veja também: