SPONSORS:

Seleção Draft – Mitos sobre Big Data

- 26 de setembro de 2017
Big Data: não é um monstro, mas ainda gera muitos mitos (Imagem: Public Domain Pictures/Reprodução).
Big Data: não é um monstro, mas ainda gera muitos mitos (Imagem: Public Domain Pictures/Reprodução).

Mitos sobre Big Data
O uso de Big Data, superestimado por muitas pessoas e também um bicho de sete cabeças para outras, torna-se cada dia mais comum nas empresas. No entanto, ainda existem diversos mitos em relação a esse conceito. Na Forbes (link acima), o especialista no tema, Bernard Marr, lista cinco deles:

1) Todo negócio precisa aderir ao seu uso.
2) Apenas o volume de dados importa para se obter resultado;
3) Esse recurso consegue prever o que irá acontecer;
4) Implementar essa solução custa muito caro;
5) Sua eficácia só é válida para o setor de TI.

 

O mapa dos unicórnios
Quando se fala em unicórnios, logo se pensa em empresas dos Estados Unidos, como Airbnb ou Uber. Mas o site da Época Negócios traz um mapa mostrando que o grupo das startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares vai além do território yankee. Segundo a consultoria CB Insights, que elaborou a pesquisa (no link acima), hoje o clube global de unicórnios conta com 214 companhias privadas, que juntas valem 745 bilhões de dólares. Deste total, 106 não são norte-americanas. Dentre elas, a maior parte é da China, Índia e Reino Unido.

 

Foco na baixa renda
No Blog do Empreendedor, no Estadão, a diretora-executiva da aceleradora Artemisia, Maure Pessanha, aponta a deficiência dos serviços bancários e a falta de educação financeira como os principais motivos para a população de baixa renda optar pelo endividamento no dia a dia. Por outro lado, indica que negócios de impacto social com foco na temática podem ajudar a suprir essa lacuna e contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Para ler mais, acesse o link acima.

 

Rethink Business
Acontece nos dias 5 e 6 de outubro, em São Paulo, a 7ª edição da Rethink Business. Durante dois dias, mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais vão falar sobre temas relacionados à inovação e colaboração, como: AI, mindfulness e futuro do dinheiro. Os ingressos custam 740 reais e podem ser comprados no link acima.

Veja também:

Verbete Draft: o que é People Analytics

- 3 de outubro de 2018
805 0 0
A aplicação do People Analytics ajuda empresas na gestão de pessoas usando o rigor científico dos dados.

Nascido na Artemisia, o Movimento Choice lucra ao formar jovens dispostos a mudar o mundo

- 30 de julho de 2018
9185 4 0