SPONSORS:

Seleção Draft – MP contra a burocracia

- 30 de abril de 2019
Com a MP da Liberdade Econômica, as startups terão menos dificuldades para começar a testar seus produtos ou serviços.

MP contra a burocracia
O Governo deve editar hoje a Medida Provisória da Liberdade Econômica que pretende impulsionar o empreendedorismo no Brasil, destravando certas burocracias para a atividade das startups. Na área de inovação, a MP se propõe a remover exigências de licenças ou alvarás para que as empresas comecem a funcionar e fazer testes. As exceções valerão apenas em “hipóteses de segurança nacional, de segurança pública ou sanitária ou de saúde pública”. A MP, segundo o Estadão, foi criada por conta do baixo desempenho brasileiro no Índice de Competitividade Global, do Fórum Econômico Mundial. No ano passado, ficamos na 72ª posição em uma lista com 140 países. Leia mais no link acima.

 

Crowdfunding em explosão
A captação de investimentos via crowdfunding cresceu 451% na comparação com 2016, ano em que a prática ainda não era regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários. Segundo a CVM, foram arrecadados, em 2018, mais de 46 milhões de reais pela modalidade de financiamento. De acordo com nota enviada à imprensa citada pelo FintechLab (link acima), nestes mesmos dois anos o número de investidores saltou de 1 099 para 8 966, enquanto o valor médio de captação por oferta subiu de 347.621 reais para cerca de 1 milhão de reais. O crowdfunding possibilita que empresas com receita anual de até 10 milhões de reais realizem ofertas por meio de financiamento coletivo na internet com dispensa automática de registro de oferta e de emissor.

 

O “remédio” tecnologia
“A tecnologia não cura todos os males, mas melhora o mundo.” É o que pensa Michael Dell, fundador e CEO da empresa que leve seu sobrenome. Na abertura do Dell Technologies World (evento para o ecossistema de clientes e parceiros da companhia realizado ontem, em Las Vegas), ele disse que a tecnologia pode causar danos, mas também tem potencial de proporcionar uma vida mais digna. Do lado positivo, como mostra a Época Negócios, o CEO citou impressão de próteses 3D para pessoas amputadas e o uso de inteligência artificial, empregado pela própria Dell, com o intuito de facilitar a seleção de colaboradores. Do lado negativo, o executivo afirmou (no link acima), a respeito da aplicação de AI nos processos de recrutamento: “Sabemos que ela [a inteligência artificial], se não tiver controle, pode se tornar preconceituosa na seleção.”

 

Prêmio Connected Smart Cities
Vão até 31 de maio as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Connected Smart Cities, que busca startups e empresas capazes de tornar as cidades mais inteligentes, conectadas, sustentáveis e humanas. O prêmio se divide em duas categorias: negócios pré-operacionais e negócios já em operação de produtos ou serviços. Os finalistas apresentarão sua proposta durante o evento Connected Smart Cities (que ocorrerá entre 17 e 18 de setembro, em São Paulo) com despesas pagas pela Sator, realizadora do evento, junto com a Neurônio Ativação de Negócios e Causas e a Urban Systems. Mais informações no link acima.

932 Total Views 1 Views Today
Veja também: