SPONSORS:

Seleção Draft – Não é o fim do mundo

- 19 de fevereiro de 2018
Em caso de emergência: esteja preparado para apagar "incêndios" em sua startup (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Em caso de emergência: esteja preparado para apagar "incêndios" em sua startup (Imagem: Pixabay/Reprodução).

Não é o fim do mundo
Chomwa Shikati, cofundador da E-AfriCar (plataforma de compra e venda de carros) fala sobre como desastres (sejam eles naturais ou mesmo falhas de equipamentos) e acontecimentos não previstos podem afastar os clientes e até mesmo fazer um negócio fechar as portas. Para tomar controle da situação e reduzir efeitos devastadores caso algo de ruim aconteça, ele faz quatro recomendações no Medium (link acima):

1) Tentar calcular — antes — o que pode dar errado com uma avaliação de riscos;
2) Ter um plano de emergência documentado;
3) Avisar os clientes o mais rápido possível sobre o que está acontecendo;
4) Reerguer-se do choque e pensar em alternativas para retomar as atividades.

 

Novo polo de inovação
O Estadão conta como São Carlos (SP) está se transformando em um novo polo de tecnologia do país. Após décadas de êxodo dos engenheiros dos campi da USP e da Ufscar para a capital paulista, esses profissionais estão optando por permanecer no município e… empreender. Como exemplo, o artigo cita a transformação das ruínas da primeira fábrica da cidade, instalada em um terreno de 21 metros quadrados, no centro de startups Onovolab. Apesar dos avanços, o texto diz que o ecossistema local ainda é pouco organizado (sem dados oficiais e presença de aceleradoras e investidores). Leia mais no link acima.

 

O fim dos e-mails
Empreendedores millennials enxergam a troca de e-mails como ineficiente e prestes a morrer. É o que diz o Mashable, após ouvir jovens fundadores que afirmam se tratar de uma forma de comunicação lenta, contraprodutiva e passiva. O texto (link acima) ainda indica que muitos deles estão trocando este método por alternativas mais ágeis e com mais recursos, como plataformas de gestão e o próprio WhatsApp, e cita uma pesquisa que mostra que o número de horas gastas com e-mails caiu em 27%, entre 2016 e 2017.

 

Startup SP
O Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), em parceria com Sebrae, promove a 2ª edição do Startup SP, no interior paulista. O programa busca desenvolver startups digitais oferecendo capacitação gratuita. Ao todo, serão escolhidas 10 empresas. Para participar, o negócio preciso ter uma equipe de, no mínimo, duas pessoas, disponibilidade para participar de toda programação e estar no momento de validação do produto ou serviço. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 4 de março pelo link acima.

Veja também: