SPONSORS:

Seleção Draft – Nem tudo são flores

- 4 de maio de 2018
Admita: a jornada empreendedora não é um mar de rosas.
Admita: a jornada empreendedora não é um mar de rosas.

Nem tudo são flores
No Blog do Empreendedor, no Estadão, Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo e Inovação no Insper, fala que ultimamente ser empreendedor se tornou algo “mítico, sinônimo de inovador, revolucionário e vencedor”. Na prática, porém, as coisas não são bem assim, como mostra ao descrever uma conversa com um amigo em que este conta que, após decidir investir em um negócio próprio, teve que se ocupar também de tarefas não tão míticas assim, como cuidar do próprio lixo e limpar o banheiro do escritório. O autor incentiva os fundadores a compartilharem mais os perrengues desta jornada em vez de continuarem proclamando em público que “está tudo bem”. Leia mais no link acima.

 

Novos mercados
O advogado Jeremy Diamond afirma que existem duas maneiras de um negócio expandir sua atuação: aumentar o portfólio de produtos ou prospectar as ofertas já existentes em outras localidades. Independentemente do tipo de expansão escolhida, ele diz que o empreendedor precisa se preparar antes de dar este passo para não quebrar a cara. Para isso, indica, no Entrepreneur (link acima):

1) Investir em Pesquisa e Desenvolvimento;
2) Investigar o mercado e a concorrência;
3) Calcular seu market share (participação de mercado);
4) Avaliar todos os riscos envolvidos.

 

Ofuscaram o Neon
“É chato banco parceiro fazer uma besteira dessas”, disse Pedro Conrade, fundador da fintech Neon Pagamentos, à Folha de S.Paulo (link acima), poucas horas depois de saber da liquidação extrajudicial do Banco Neon pelo fato de a instituição financeira estar com patrimônio líquido negativo e ter cometido “graves violações às normas legais e regulamentares”. A decisão ocorre um dia após a startup levantar 72 milhões de reais. Pedro ainda afirmou que se houvessem dois nomes diferentes, “esse furacão não estaria acontecendo”. A fintech emprestou seu nome ao Banco Pottencial quando estabeleceu um acordo (o primeiro entre um banco e uma startup no Brasil) para poder operar. São, portanto, duas empresas diferentes mas, mesmo assim, as transferências ou pagamentos de contas dos 600 mil clientes da startup estão bloqueados até que ela encontre um novo parceiro.

 

Innovation Awards Latam
Faltam poucas horas para o término das inscrições no Innovation Awards Latam, maior competição de startups da América Latina. Organizado no Brasil pela Cantarino Brasileiro, o evento vai premiar os negócios mais promissores de mais de 20 países da região, com fundação a partir de 2012, em seis categorias: blockchain, IoT, AI, big data, API e cyber security. Os finalistas serão conhecidos no dia 18 de junho e o vencedor terá acesso ao programa de aceleração da Plug and Play Mexico. O Draft é Media Partner da competição e os leitores têm até domingo para se inscreverem gratuitamente no evento (link acima), usando o código promocional DRAFTTFARD.

Veja também:

“Todo mundo quer dinheiro para viver bem, mas precisamos do significado, do sentido das coisas”

- 12 de julho de 2018
Luiz Eduardo Serafim, head de marketing da 3M, fala sobre a cultura de inovação da empresa, sobre maneiras de entrar na era digital e sobre a importância do autoconhecimento para ser feliz.