Seleção Draft – O fim das startups?

Dani Rosolen - 23 out 2017O fim da era das startups pode estar chegando. Pelo meno no setor de tecnologia (Imagem: Pexels/Reprodução).
O fim da era das startups pode estar chegando. Pelo meno no setor de tecnologia (Imagem: Pexels/Reprodução).
Dani Rosolen - 23 out 2017
COMPARTILHE

O fim das startups?
Enquanto diversas cidades ainda sonham em se tornar o próximo hub de tecnologia, no Vale do Silício, a sensação para muitos é de que o fim da era das startups está próximo. Segundo o colunista do Tech Crunhc, Jon Evans, assim como qualquer tendência, a deste setor também é pendular e o movimento agora estaria a favor das grandes empresas. No texto (link acima), ele diz que, hoje, os jovens preferem trabalhar para Mark Zuckerberg a seguir seus próprios passos. Também considera que a internet e os apps criaram negócios promissores, mas que as próximas tecnologias, como a IoT e os carros autônomos, estão cada vez mais distantes da realidade das startups.

 

Táticas ocultas
Em pressão permanente por apresentar crescimento, muitos empreendedores adotam estratégias desonestas de crescimento — muitas vezes sem nem perceber. Na Entrepeneur, o consultor Kimanzi Constable alerta que isso pode gerar resultados tão rápido quanto destruir a reputação do negócio. O autor cita como exemplos dessas táticas adicionar pessoas ao mailing da empresa sem que elas tenham permitido ou fazer o mesmo em grupos do Facebook antes de enviar um convite. Outro erro é realizar uma venda assim que alguém entra em contato e exagerar (ou pior) mentir sobre resultados. Leia mais no link acima.

 

Aliando perfis
A Época Negócios (link acima) traz um compilado das ideia de Fernanda Romano, sócia-fundadora da agência de conteúdo Malagueta, sobre a importância de se aliar as mentalidades hacker, designer e maker na busca por inovação. Para descrever o primeiro perfil, ela menciona quem sabe “olhar as coisas que estão à sua volta e criar novos usos para elas”. Já no segundo, é preciso desenvolver a visão do usuário e criar experiências. Por fim, para ser mão na massa, o maker deve não somente ter ideias, mas também buscar implementá-las, com autonomia e independência. A fala aconteceu no último sábado, em São Paulo, durante o Festival de Cultura Empreendedora, realizado pela editora Globo.

 

Tour pelo ecossistema
Na próxima quarta-feira (25), a ABStartups promove um evento complementar ao CASE, programado para estas quinta e sexta-feiras. O Plus Day realiza um tour pelas principais startups e empresas de tecnologia de São Paulo em três roteiros diferentes divididos por áreas de interesse (a saber: hipster, hustler e hacker). Entre os locais visitados estão o Google Campus, a Wayra, a IBM, a Youse e a Foxbit. Os ingressos custam 350 reais e podem ser comprados no link acima.

COMPARTILHE

Confira Também: