O MVP ideal
Muitas startups já usaram o MVP para buscar respostas. Com um esforço calculado e capacidade crítica apurada, esse método pode ajudar muito o seu negócio. No blog do Worth A Million há um texto sobre sete diferentes MVPs, para você escolher o mais indicado para colocar sua ideia à prova:
1) Entrevistas com possíveis clientes;
2) Racunho no papel para resumir a sua proposta;
3) Um mockup, no qual você monta a sua ferramenta com desenhos ou maquetes;
4) Um vídeo que explique o funcionamento do seu produto;
5) Uma landing page para divulgar e validar funcionalidades entre usuários;
6) Concierge, no qual você transforma seu produto em um serviço;
7) Mágico do Oz: dar ao usuário uma plataforma pronta, onde os serviços são feitos manualmente nos bastidores.
Por que começar do zero?
Para David Cancel, investidor e CEO do app de mensagens Drift, o segredo para conquistar as pessoas com uma ferramenta não é criar algo do zero. O empreendedor diz que o usuário precisa entender para usar. É por isso que muitos aplicativos usam bases semelhantes a alguns antecessores, para apelar para a “memória muscular” do usuário. Ele dá os exemplos, como IRC e Slack, ou Apple Mail e Mailbox. Cancel diz:
“Usar padrões existentes não só economiza tempo de uma equipe, mas ajuda o usuário a não se sentir burro”
Como funciona a validação
As personas que você escolhe atingir com a sua startup nem sempre são facilmente mapeadas. No artigo do link acima, publicado no StartSe Infomoney, Lucas Bicudo diz quais são os processos necessários para conhecer o consumidor e criar um canvas. Como construir uma base de fãs para recomendação em redes sociais, e fazer o CRM, que centraliza os dados dos seus clientes e aponta as semelhanças entre os perfis deles.
Empreinovador
Joinville vai receber, no dia 5 de julho, um novo evento focado em empreendedorismo e inovação: o Empreinovador. Nele, Eduardo Borba, vai falar sobre o conceito que criou, a Inovação Natural, que é um resultado da economia criativa. A realização é do Instituto MOBI, fundado por Borba, e da FCJ. Os ingressos do segundo lote estão à venda neste link até 14 de junho, por 65 reais.