O que investidores procuram?
Depois de tornar o eBay uma potência do e-commerce, Erik Rannala virou sócio do fundo de investimento Mucker Capital. Na matéria da Fast Company, no link acima, o executivo diz que há quatro características que toda startup dever ter para chamar a atenção de um investidor:
1) Foco nos usuários. A empresa deve conversar constantemente com eles;
2) Compromisso com testes. Uma startup que não valida o que cria está fadada ao fracasso;
3) Impulso de medir todas as informações, para mostrar aos investidores boas análises;
4) Entendimento pleno da sua cultura, para reter e atrair os talentos certos.
Como está a disrupção na educação
A quantidade enorme de plataformas educacionais que surgiram nos últimos anos mostram que a educação vai mudar muito daqui para frente. O consultor de inovação Tendayi Viki, em seu artigo no Medium, diz que há um debate em torno das tendências desse setor. Para ele, a disrupção tem acontecido por causa das mudanças sensíveis que startups têm conseguido promover. O que as grandes instituições não conseguem ver, na opinião de Viki, é que elas precisam se modernizar para competir não com uma igual, e sim com um grupo de PMEs:
“Com as tendências tecnológicas de hoje, pequenas empresas podem se sustentar com pouco retorno. E vão continuar crescendo e tomando partes do mercado”
Leia mais no link acima.
Evite o sufoco das planilhas
Vineet Nayar é um mentor de startups que tem um recado importante em seu texto no Harvard Business Review: “O excesso de planilhas pode sufocar o seu negócio”. No link acima, ele diz que ouve de muitos empreendedores a mesma reclamação: investidores introduzem controles demais em startups, como planilhas de fluxo de caixa, análise de risco etc. Para evitar que isso tire seu foco do desenvolvimento do seu produto, ele dá um passo a passo. Primeiro, lembre-se do problema principal que você quer solucionar. Depois, se questione sobre quem está disposto a pagar por ele. Por último, decida quem você precisa na sua equipe para trabalhar nessa solução.
Curso de inovação na Suécia
A escola de inovação Hyper Island está promovendo um concurso em que o ganhador terá como prêmio um curso de três dias em sua sede em Estocolmo, na Suécia, com tudo pago. O vencedor irá se juntar aos alunos da Hyper Island para trocar experiências e participar de palestras, oficinas e trabalho de projetos criativos. Para se inscrever, acesse o link acima, cadastre-se e responda 10 questões sobre a escola e três pessoais. Os participantes devem ter mais de 18 anos, o ensino médio completo e fluência na língua inglesa. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.