Os setores quentes de 2017
Durante a CASE 2016, que termina hoje no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, três figuras importantes do ecossistema de startups falaram sobre os setores que devem ser explorados por empreendedores no próximo ano. Amure Pinho (ABStartups), Manoel Lemos (Redpoint eventures) e Arthur Garutti (ACE) destacaram a tecnologia aplicada à agricultura, construção civil, mobilidade urbana, educação, e também comentaram os modelos de negócio que devem se fortalecer. Leia no link da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Colaboração distorcida
Em seu blog Vida de Startup, Matt Montenegro (CEO do MeuAio.com) desabafa a respeito de um problema que enxerga no ecossistema empreendedor brasileiro: uma cultura da colaboração distorcida. Por isso, ele diz que é importante ficar de olho em troca de favores, valorizar o seu trabalho (sabendo cobrar por ele) e calcular se o retorno do investimento que você está fazendo em uma empresa é realmente válido. Leia mais no link acima.
As 3 regras para criar novas tecnologias
Fundador da Percolate, conhecida por oferecer ferramentas de marketing para empresas globais,Noah Brier conhece de inovação. No texto da Fast Company, no link acima, ele diz que se inspira em processos usados por desenvolvedores de software para pensar novas tecnologias. Ele cita três regras:
1) Identificar o problema a ser resolvido e evitar distrações;
2) Refinar a pesquisa analisando informações sobre os usuários;
3) Implementar e coletar novas informações para checar se o processo funcionou.
Vá ao ColaborAmerica com desconto
Durante três dias (17, 18 e 19 de novembro), o festival ColaborAmerica, no Rio de Janeiro, vai explorar como as novas economias se desenvolvem no contexto latino-americano. Estarão reunidos por lá empreendedores, líderes em setores de negócios, policymakers e interessados em repensar e guiar a América Latina a um modelo de desenvolvimento mais consciente. Parte da programação é gratuita, mas há atividades pagas, que podem ser compradas por aqui. Os leitores do Draft terão desconto de 20% usando o código projetodraft2016.