Pare de beijar sapos
“É preciso beijar vários sapos até encontrar um príncipe.” No Medium, Chris Wedding, fundador do banco de investimentos especializado em energia limpa IronOak Energy Capital, compara a moral de um dos contos de fadas mais populares dos irmãos Grimm à busca pelo “investidor perfeito” e dá dicas de como ter sucesso nesta missão sem se desgastar. No texto (link acima), ele fala especificamente para empreendedores que buscam aporte no setor de energia, mas os conselhos listados abaixo servem para qualquer área:
1) Estudar antes o perfil do investidor e seu portfólio;
2) Trabalhar seu networking para se aproximar de possíveis interessados;
3) Manter as informações financeiras da empresa em ordem;
4) Não prometer o que não consegue entregar, mas ser persistente.
A voz do consumidor
O empreendedor deve ser, acima de tudo, um bom ouvinte. Segundo Sam Hodges, cofundador do Funding Circle (plataforma que conecta negócios a investidores), é essencial valorizar a “voz do consumidor”, capturando suas necessidades por meio de pesquisas, entrevistas, avaliações e comentários informais. No entanto, ainda mais importante, ele diz, é fazer esse feedback chegar ao departamento certo. No Inc, o autor destaca três pontos principais para se dar atenção na hora de escutar o usuário: seus problemas, elogios feitos e desejos (que refletem novas oportunidades). Leia mais no link acima.
Base para lançamentos
A Forbes traz sugestões de como construir uma estratégia de comunicação para lançar com sucesso um produto ou serviço. No link acima, o artigo descreve 12 passos para o empreendedor introduzir de forma clara sua novidade ao mercado, tais como: definir as metas que deseja atingir no evento ou dia da apresentação aos consumidores, saber contar uma história sobre os valores de sua oferta, divulgar o acontecimento em todas as mídias do negócio e apresentar provas de seu funcionamento.
Farol Santander
Foi inaugurado hoje, em São Paulo, o Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer do banco. O espaço, localizado no Edifício Banespa — fechado desde 2016 para reformas —, conta com dois andares dedicados exclusivamente ao empreendedorismo, onde acontecerão palestras focadas no tema. O primeiro evento, como relata a PEGN (no link acima), será no próximo dia 2 e abordará o mercado da moda. O icônico prédio também vai abrigar o novo escritório da Endeavor Brasil, que em fevereiro abre as portas para atender os empreendedores do grupo com programas de capacitação e aceleração.