Seleção Draft - Por onde começar? | Seleção Draft | Projeto Draft


SPONSORS:

Seleção Draft – Por onde começar?

- 2 de agosto de 2018
Comece pelo começo. É óbvio, mas é basicamente esse o caminho para que sonha em um dia inovar.

Por onde começar?
No Medium (link acima), o escritor Tim Rettig pede que aspirantes a empreendedores parem de criar expectativas irreais em relação às suas startups, achando que vão revolucionar toda uma indústria. Parece um banho de água fria, mas é apenas um empurrãozinho de quem também já teve grandes visões em relação à sua própria empresa, mas ideia nenhuma de como torná-las realidade. Seu conselho é começar aprendendo o básico sobre como funciona a lógica de qualquer negócio (a proposta de valor, o mercado, os clientes etc). Ele destaca:

“Não estou pedindo para abandonar seu sonho. Mas, você deve aprender a construir e administrar um negócio antes de pensar em fazer algo disruptivo ou revolucionário”

 

Sobre ilusões
“Ouvindo as pessoas do meio, a mídia, os próprios investidores e empreendedores, sempre se imagina a história do cara que escreveu a ideia de um negócio num guardanapo, juntou dinheiro e se tornou um bilionário em poucos anos sem experiência prévia.” É o que diz Zack Miller, chief growth officer da Weel (plataforma de facilitação de crédito para negócios) sobre as histórias contadas no ecossistema empreendedor. Em entrevista à Época Negócios, ele afirma que tudo isso parece muito glamouroso, mas é desmentido pelos números: a maioria das startups falha. Assim como no texto anterior, a mensagem que fica é de que é preciso menos romantização. Leia mais no link acima.

 

Os hearables
A Fast Company fala que os “hearables”, ou seja, wearables para os ouvidos, são a nova aposta da indústria da tecnologia. Além do uso para questões relacionadas ao som (podem, inclusive, bloquear barulhos externos), outras funcionalidades menos óbvias são: dizer para que lado sua cabeça está apontada em uma loja, monitorar a frequência cardíaca e analisar o nível de estresse. Em tempos de assistentes virtuais, o texto (link acima) diz que empresas como Apple e Google investem pesado neste recurso pensando em um uso mais imediato: facilitar os meios para que as vozes de suas inteligências artificiais cheguem “sussurrando” nos ouvidos dos clientes.

 

VotoTalks Festival
Acontece, em São Paulo, entre 6 e 10 de agosto o VotoTalks Festival. O evento sobre inovação, empreendedorismo e transformação digital nos negócios e na sociedade contará com mais de 30 palestras gratuitas (mas com vagas limitadas) discutindo assuntos como indústria 4.0, economia circular e negócios de impacto. A apresentações de abertura é do neurocientista Miguel Nicolelis, com o tema “O Cérebro Humano como Centro do nosso Universo”. Mais informações no link acima.

Veja também:

Quando uma sociedade não dá certo, apesar do sucesso: o começo, o fim e o “retorno” da Padoca Vegan

- 6 de agosto de 2018