• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Previsões mais realistas

Dani Rosolen - 7 maio 2018 Pare de criar expectativas extraordinárias e projete seu negócio com base em fatos reais.
Pare de criar expectativas extraordinárias e projete seu negócio com base em fatos reais.
Dani Rosolen - 7 maio 2018
COMPARTILHAR

Previsões mais realistas
Nick De Mey, fundador da consultoria Board of Innovation, diz no The Next Web (link acima) que as pessoas tendem a criar expectativas extraordinários em relação ao futuro. Ele cita o desenho Jetson como exemplo e afirma que ainda estamos bem longe de chegar à realidade pintada pela animação de 1962. Voltando ao universo empreendedor, Nick alerta que um fundador precisa manter os pés no chão na hora de desenhar seus produtos e indica quatro maneiras de imaginar o futuro de forma mais estruturada:

1) Analisar as tendências de hoje, ontem e amanhã;
2) Pensar a curto prazo e não daqui 10 ou 20 anos;
3) Entender como diferentes ideias podem se cruzar em mais de um setor;
4) Validar suas suposições antes de se arriscar.

 

A planilha da startups
Seguindo o modelo de planilha do mercado publicitário brasileiro, que aponta a realidade do dia a dia das agências com depoimentos anônimos de funcionários, acaba de surgir a planilha das startups. De acordo com o B9 (link acima), o documento mostra como é trabalhar em uma startup, ressaltando pontos negativos e positivos desse ambiente. A planilha conta até o momento desta publicação com 204 depoimentos e está disponível aqui.

 

Não é filantropia
A Folha de S. Paulo traz uma pesquisa do Sebrae que mostra como a maioria dos empreendedores brasileiros ainda confunde o modelo de negócios sociais com filantropia. O levantamento ouviu 81 fundadores de sete estados em maio do ano passado e concluiu que somente 9,7% dos entrevistados chegaram próximo da definição de impacto social. Já para 64,5%, apenas o fato de incluir pessoas de menor renda na cadeia de suprimentos é o suficiente para que seu negócio seja considerado de impacto social. E, por fim, 8,1% acham que realizar ações filantrópicas, como doar dinheiro a entidades, é uma forma de impacto social. Leia mais no link acima.

 

Entendendo o Sistema B
O Impact Hub realiza amanhã, na capital paulista, um evento pra apresentar o Sistema B, um movimento global de empresas que utilizam seu poder de mercado para solucionar problemas sociais ou ambientais. O encontro abordará como obter a Certificação B e contará com depoimentos de empresas certificadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link acima.

COMPARTILHAR

Confira Também: