SPONSORS:

Seleção Draft – Refresque suas memórias

- 13 de julho de 2018
Como diria o ditado: "Recordar é viver". Isso vale também para os erros e acertos da jornada empreendedora.

Refresque suas memórias
“Quando se trata de acelerar uma startup, a maioria dos empreendedores consegue olhar cegamente para o futuro, mas tem dificuldades de valorizar as experiências do passado.” É o que diz Failsal Hoque, fundador da Shadoka (consultoria de sustentabilidade), no Medium, ao destacar que são justamente os acertos e — paradoxalmente — os erros ao longo desta jornada que permitirão um crescimento sustentável. Ele ainda lista, no link acima, quatro vantagens de tirar um tempinho para refrescar a memória sobre o caminho já trilhado até aqui:

1) Recordar os propósitos estabelecidos;
2) Controlar as finanças, lembrando-se dos “dias ruins”;
3) Manter o networking cultivado até o momento;
4) Deixar possíveis investidores cientes do que o negócio já conquistou.

 

Primeiro, o arroz com feijão
No Computer World (link acima), Francisco Zapata, CEO da Kentricos (consultoria de Customer Experience), afirma que, em uma era de inovações digitais e de alta competitividade, é comum as empresas se aventurarem em novas ofertas em busca de se destacarem no mercado. No entanto, ele reforça a necessidade de, antes, oferecer o básico ou o “arroz com feijão”, como diz. Segundo Francisco, é importante que o empreendedor entenda o que cria a demanda do serviço oferecido e faz com que  seu negócio se destaque da concorrência para, só depois, incrementá-lo. Ele fala:

“Sem uma base devidamente concretizada, tudo o que for construído a partir daí se tornará frágil e irrelevante perante o real objetivo do negócio”

 

Outro unicórnio?
Após receber, esta semana, um aporte de 124 milhões de dólares de um grupo de investimentos sul-africano, alguns veículos já especulam que a Movile, dona de empresas como o iFood, possa ter se tornado o quarto unicórnio brasileiro (ou esteja muito próxima disso), como destaca o TechCrunch. O texto afirma que Fabricio Bloisi, fundador da Movile, não quis comentar o valuation, mas falou que a startup deseja valer bem mais do que 1 bilhão de dólares. Independentemente do atual status da empresa, o artigo (link acima) reforça o bom momento brasileiro e a atratividade dos negócios latinos para os fundos estrangeiros.

 

Aceleração Visa
Vão até segunda-feira (16), as inscrições para o programa de aceleração da Visa para startups em estágio embrionário ou que já tenham clientes e receita recorrentes. Ao todo, serão selecionados 15 negócios que atuem em áreas como gestão financeira, empréstimos, seguros, blockchain e bitcoin. O programa terá duração de seis meses, ao longo do qual, cada participante receberá até 205 mil reais em forma de mentorias e tecnologia. Mais informações no link acima.

Veja também:

Verbete Draft: o que é Thinking Environment

- 31 de outubro de 2018
3835 0 0