SPONSORS:

Seleção Draft – Robôs

- 8 de maio de 2015
Robôs serão nossos amigos ou inimigos no futuro? (Imagem: Davis Meltzer/Reprodução).

Robôs serão nossos concorrentes ou parceiros?
2015: um robô ajuda astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional; o Google acelera com carros autônomos; um robô já aprendeu a cozinhar assistindo vídeos do YouTube. A pergunta é antiga, mas, continua sem resposta: “onde isso vai parar?”. Há muita gente verdadeiramente preocupada, temendo a dominação das máquinas, ou imaginando crises econômicas e desemprego em massa. Do outro lado, há alguns otimistas, como Ciara Byrne, na Fast Company. A pesquisadora e jornalista defende que, no futuro, robôs não serão pilotos da nossa sociedade, mas co-pilotos, ajudando o ser humano cada vez mais. E diz que estamos apenas na ponta do iceberg do mundo de cooperação entre a inteligência humana e a artificial. Leia no link acima.

 

Facebook quer emoções humanas para inteligências artificiais
O Google tem o Now; a Microsoft, a Cortana; e a Apple, a Siri. O Facebook, por sua vez, não tem um assistente pessoal virtual, mas não está parado vendo os movimentos da concorrência. Ao contrário: está mirando ainda mais alto. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, a empresa está desenvolvendo estudos psicológicos e cruzando os comportamentos humanos, para entender como criar uma AI mais efetiva. Para eles, o que os concorrentes fazem – trazer alguns dados sobre o clima ou mostrar como chegar a um lugar – é muito básico. No texto do link acima, o jornal explica como eles estão desenvolvendo e planejando o seu ousado futuro. Por falar em Facebook, há um ótimo texto no Backchannel, analisando como a rede social continua a desenvolver (de forma um pouco diferente do passado) os filtros-bolha.

 

Impressão 3D de comida: já pensou?
A DigitalTrends acredita que as impressoras 3D já estão mudando a gastronomia, apesar de todas as dificuldades (a tecnologia ainda é muito cara e limitada). Mas, para eles, é apenas questão de tempo para vivermos em um mundo no qual cada um imprimirá seu próprio alimento em casa – experimentando, inclusive, com novos paladares, estéticas, e até invadindo os restaurantes gourmet. Leia e entenda.

 

Inscrições para Prêmio Empreendedor Social vão até dia 17
Em 12 dias a Folha de S.Paulo encerra as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Empreendedor Social, concurso que identifica e dá visibilidade a iniciativas inovadoras que estão ajudando mudarmos nossa realidade. Os vencedores terão acesso à Rede Schwab, de empreendedores socioambientais, além de reuniões regionais e mundiais do Fórum Econômico Mundial.  Veja mais na página do jornal.

Veja também:

A BlueLab quase foi à falência, mas deu a volta por cima ao mudar o modelo de negócio de seus bots de chat e voz

- 12 de março de 2019

“Empreender em negócios de impacto é bem mais difícil do que eu imaginava”

- 8 de março de 2019