SPONSORS:

Seleção Draft – Segundo ato

- 14 de setembro de 2018
Saia de cena em grande estilo. Afinal, a aposentadoria não significa o fim da liderança.

Segundo ato
Cedo ou tarde, todo CEO um dia se aposenta. Basta olhar a história do fundador do Alibaba, Jack Ma, que esta semana, ao completar 54 anos, anunciou que deixará o cargo de presidente. No link acima, a Harvard Business Review traz dicas para quem está pensando em passar para o “segundo ato”, abandonando o poder sem necessariamente deixar de ser um líder. Entre as recomendações:

1) Planeje os próximos passos enquanto ainda está (confortável) como CEO;
2) Dê tempo ao tempo;
3) Prepare-se para entender quem você é quando não está na liderança;
4) Assuma o papel de mentor.

 

“Não” como oportunidade
Na Fast Company, Joe McDonald, fundador da agência de branding e storytelling Open Road Consulting, compartilha as lições que aprendeu com as rejeições no mundo dos negócios. Não que isso tenha sido fácil, como ele destaca:

“Quando se ouve ‘não’ todos os dias de possíveis clientes, ou quando eles te ignoram completamente, é fácil deixar a insegurança tomar o controle”

No entanto, ele soube tirar o melhor dos “chegas para lá”, usando os layouts de uma apresentação “fracassada” para um próximo pitch em versão melhorada, aprendendo a ser mais proativo em vez de reativo e percebendo que era preciso construir uma relação prévia com o cliente antes de oferecer seus serviços. Leia mais no link acima.

 

Programas intraempreendedores
Como atrair colaboradores qualificados que estão loucos para ter o próprio negócio? A resposta, para o ReadWrite, é apostar em programas de intraempreendedorismo. Segundo o texto (link acima), os millennials estão interessados em oportunidades que lhes permitam praticar seus desejos empresariais em um ambiente seguro, onde tenham apoio e capacidade de contribuir. O artigo aponta caminhos para criar essa “atmosfera” em uma organização, tais como: aproximar funcionários mais antigos dos novatos, escolher coaches dentro do time para guiar os “pupilos” e não generalizar o perfil dessa geração.

 

FIIS
A Folha de S.Paulo realiza entre 2 e 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG), a 1ª edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). A ideia é que o evento se torne a “Flip dos empreendedores sociais”. Em seis dias, serão mais de 70 painéis focados em seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Igualdade de Gênero; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Saúde e Bem-Estar; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Água Limpa e Saneamento. As inscrições (sem o valor da hospedagem) custam 550 reais. Mais informações no link acima.

Veja também:

“Tememos a Transformação Digital pelos processos inúteis que ela destrói – mas não pelos que ela cria”

- 6 de setembro de 2018
8974 4 0
Prestes a completar 70 anos, Maurizio Mauro está pronto para se reinventar outra vez.

Como a Klabin busca se reoxigenar com startups e, também, validar a inovação com sua própria equipe

- 26 de julho de 2018
A gerente de inovação Renata Freesz fala dos desafios de vender o propósito de sua área dentro da organização e das expectativas em relação aos negócios apoiados pela empresa.