SPONSORS:

Seleção Draft – Sem mentirinhas

- 3 de maio de 2019
Jogo limpo: a relação entre empreendedores e investidores não pode ser baseada em meias verdades.

Sem mentirinhas
O conselho do cofundador do Kickstarter Perry Chen para empreendedores e investidores é: “Não mintam uns para os outros”. Em entrevista à Vox (em texto e áudio, no link acima), ele diz que meias verdades ou frases de conveniência (“vamos criar uma super empresa) para garantir um contrato podem ferir seriamente essa relação. No caso de sua plataforma de crowdfunding, ele afirma que, junto com os sócios, deixou claro para os investidores ao levantar capital que não iriam maximizar os lucros e fazer algo apenas para ganhar dinheiro, mas focar na missão do Kickstarter, ajudando outros projetos a saírem do papel.

 

Seja ouvido
Como fazer as pessoas realmente ouvirem sua ideia? A má notícia é que, geralmente, elas retêm apenas 1/5 do que você disser. A boa é que existem maneiras de mudar isso. Na Fast Company, Judith Humphrey, fundadora da empresa de comunicação para líderes Humphrey Group, indica cinco formas de “hipnotizar” seu público. Anote aí as dicas para seu pitch: dar crédito à sua audiência, ou seja, em vez de citar um especialista, mencione seu próprio público (o que eles querem, desejam, pensam, com base em pesquisas); passar uma mensagem clara (nada de “eu acho” ou “eu suponho” e, sim, “eu tenho convicção”); enumerar suas ideias (isso ajuda a organizar os pensamentos, seus e da plateia); falar devagar, dando a ênfase a determinadas palavras; e por fim, usar linguagem corporal. Leia mais no link acima.

 

Drone salva-vidas
Há inúmeros especulações sobre os possíveis usos de drones, mas um já está testado e aprovado: transporte de órgãos. Pela primeira vez na história da medicina, o veículo aéreo não-tripulado foi usado para este fim, segundo divulgou, na semana passada, a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. A instituição desenvolveu uma aeronave responsável por entregar um rim a um paciente com insuficiência renal, que esperava há oito anos pela cirurgia. A operação foi um sucesso e, de acordo com o artigo da CNN, no link acima, o uso de drones pode se tornar, em breve, o método mais rápido, seguro e econômico para correr contra o tempo no caso de transplantes.

 

Design Thinking para healthtechs
A LIFE promove no Cubo Itaú, em São Paulo, na próxima terça-feira (7), o Extreme Fast Forward Design Thinking. O intuito é aprofundar a metodologia no âmbito da saúde, já que a aceleradora é focada em healthtechs em estágio pós-prova de conceito. Ainda há ingressos, no link acima, para o workshop. O valor é 180 reais.

Veja também: