• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Startups fantasmas

Luisa Migueres - 16 mar 2016
Não há boa ideia que faça uma startup sobreviver sem execução. (Imagem: possan - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 16 mar 2016
COMPARTILHAR

Startups fantasmas
Com direito a clima de funeral, um painel do festival South By Southwest foi totalmente dedicado a startups que foram dessa para melhor. O repórter do The Next Web Martin Bryant acompanhou o encontro, organizado pelao Dublin Makes Me (um ciclo de encontros entre startups irlandesas) e garante que não faltaram bons cases de fracassos. Um dos participantes foi Matt Galligan, ex-CEO da falecida Circa, que nasceu focada em notícias mobile e morreu no segundo ano. Ele lembrou que nenhuma ideia sobrevive sem uma boa execução:

“O que era um fracasso comercial ainda era um sucesso artístico”

 

A luta das B2Bs para inovar
Como Alessandro DiFiore e Jonas Fetter dizem no artigo do Harvard Business Review, no link acima, a inovação colaborativa é prática comum entre as empresas que lidam diretamente com o consumidor. Mas com as B2Bs, a dificuldade é maior. Os autores listam os erros que transformam iniciativas criativas em perda de tempo:

1)  Tratar a inovação como um evento;
2) Priorizar e tentar solucionar o problema errado;
3) Divergir em relação ao prazo para alcançar uma solução inovadora;
4) Não falar a mesma língua do cliente.

 

A velocidade dos unicórnios
O Fleximize, fundo britânico para empréstimos a empresas, lançou um hotsite com informações sobre os principais unicórnios – startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares – do mundo e a velocidade do seu crescimento. A Jet (e-commerce de produtos variados) lidera o ranking das mais velozes. A lista traz, além do tempo que demorou para essas empresas chegarem até esse patamar, uma divisão delas por mapa e ramo de atuação, e também um comparativo com anos anteriores. Veja no link acima.

 

Cultura da inovação em SP
Repensar problemas e criar novos produtos fica muito mais fácil com método. José Mello, pesquisador e especialista em cultura de inovação, vai introduzir alguns deles em um encontro organizado pela Inova na conversa e a TARJAB, em São Paulo, no dia 29. O foco são os empreendedores e entusiastas que estão interessados em aprender na prática. Para se inscrever, acesse o link acima. O investimento é de 90 reais.

COMPARTILHAR

Confira Também: