Seleção Draft – Startups latino-americanas precisam de atenção

Luisa Migueres - 8 fev 2017
Boas startups não faltam na América Latina, mas o investimento pode ser maior. (Imagem: Jason Bachman - Flickr/ Reprodução)
Luisa Migueres - 8 fev 2017
COMPARTILHE

Startups latino-americanas precisam de atenção
A frase acima é de Julie Ruvolo, diretora da Latin American Venture Capital Association. Nesta semana, durante o Google Launchpad Accelerator Bootcamp, em São Francisco, ela disse que as startups da América Latina não recebem a atenção que merecem, apesar dos habitantes do continente usarem serviços de tecnologia intensamente. Julie ainda contou que alguns investidores tiveram seus planos frustrados por causa da moeda brasileira nos últimos anos, por exemplo, mas que “alguns dos maiores players de investimento estão começando a se envolver na região”. Leia no link acima, do StartSe.

 

Escalar sem perder a graça
Até o empreendedor mais preocupado com seu cliente corre o risco de se perder. A experiência de Filippo Ghermandi (cofundador da Clara, uma mentoria virtual) é um exemplo. No Medium, ele conta que perdeu o foco da sua empresa anterior conforme ela cresceu, o que fez com que ele seus sócios transformassem a ideia inicial, para voltar a dar atenção a quem eles queriam ajudar desde o início: o empreendedor. Ghermandi diz:

“Na busca para construir um negócio mais escalável e sustentável, acabamos caindo na armadilha de nos distanciar do cliente”

 

Os bots e as novas relações
No Atlantic, Matthew Houston fala de como a evolução dos assistentes virtuais – que hoje têm Siri e Alexa como exemplos – vai transformar nossas relações (de humano para humano). Ele diz que vê um futuro no qual usaremos os bots como intermediadores de tarefas corriqueiras (como marcar compromissos com outras pessoas), tradutores de sinais com o corpo e até cocriadores de projetos no trabalho. Leia mais no link acima.

 

Feira do Empreendedor
O empreendedorismo disruptivo é o maior interesse do Draft, mas a Feira do Empreendedor, realizada todo ano pelo Sebrae, também traz ensinamentos e oportunidades para criação de negócios inovadores. A próximo edição acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, em São Paulo, e as inscrições gratuitas estão abertas no link acima. A área dedicada a startups inclui mentoria, informações sobre programas e uma palestra sobre negócios de impacto social.

COMPARTILHE

Confira Também: