As startups mais bem-sucedidas do mundo
Cada país tem seu próprio ecossistema de startups, mas é importante ter uma visão macro para entender o impacto da iniciativa empreendedora no mundo todo. Hoje, a Fast Company divulgou um infográfico produzido pelo blog da Coupofy, empresa de cupons de desconto, mapeando os negócios mais rentáveis, disruptivos e influentes. Entre os mais transformadores estão Uber e AirBnb, que também integram a lista de maiores unicórnios no mercado — ambos já ultrapassaram faz tempo a avaliação em 1 bilhão de dólares, ao lado do Snapchat, Pinterest, Dropbox e outros. Ele ainda aponta, com base em pesquisas da Forbes, Inc., AngelList e Britannica, que o Brasil é o quinto país com maior número de startups. Veja o infográfico completo no link acima.
Mulheres que programam: para se inspirar
Outubro foi apontado como um mês de boas notícias paras as mulheres na tecnologia, diz a reportagem da Forbes (link acima). Quatro histórias foram destacadas. A primeira é da Girls Who Code, organização que oferece cursos e bootcamps para mulheres que querem ter uma carreira em programação. Ela está prestes a atingir seu recorde de alunas nos Estados Unidos — 10 mil até o fim do ano. Enquanto isso, Randi Zuckerberg, irmã do co-fundador do Facebook, deu uma entrevista falando sobre a importância de mentorias no aumento da presença feminina na tecnologia. O case da Havenly também foi destaque. A startup, comandada por duas irmãs, desenvolveu um algoritmo ultracomplexo para facilitar a vida de designers de interiores. Outro artigo recomendado é uma lista com as 10 melhores startups lideradas por mulheres. Leituras recomendadas.
Como fazer seus funcionários ficarem
Reter pessoas competentes e talentosas é um desafio para qualquer empresa, mais ainda para uma nascente. O texto do Mashable (link acima) é uma compilação de dicas de donos de startups que tiveram ideias de benefícios — sem custo extras, olha só — para impedir que seus funcionários abandonassem o barco. São elas, resumidamente:
1) Oportunidades de crescimento na carreira;
2) Comissões sob as vendas trazidas;
3) Oportunidades (reais) de aprendizado;
4) Experiência com responsabilidades diversas;
5) Cultura de valorização ao trabalho;
6) Dar controle a eles sobre seus próprios cargos e funções;
7) Ter empatia com os objetivos dos funcionários, mesmo que eles sejam fora da empresa;
8) Flexibilidade de agenda;
9) Chances de crescer junto com a empresa;
10) Uma cultura estável, sem poréns;
11) Um ambiente interessante e desafiador;
12) Dar voz a todos, para que eles digam o que pensam e confiem na empresa;
13) Uma parcela dos lucros.
Acelera Startups
Organizado pela FIESP, o Acelera Startups quer aproximar startups de grandes investidores. O concurso tem como objetivo encontrar projetos e empresas, tanto pré-operacionais (sem faturamento) quanto operacionais, nas categorias geral; agronegócios; educação; saúde e bem-estar. Serão selecionados os 300 melhores, que terão a oportunidade de participar de palestras, mentorias e avaliações. As inscrições vão até 4 de novembro, e no dia seguinte a organização vai divulgar os escolhidos. O finalistas do evento poderão apresentar seu negócio, no modelo de elevator pitch (até 3 minutos), a uma banca de investidores. Para se inscrever, acesse o link acima.