Sucesso é relativo
No Startups.co, a colunista Emma McGowan propõe a revisão do que seria o sucesso para uma startup. Não se trata apenas de virar um unicórnio, conseguir investimento ou fama. Há muito mais em jogo, como apontam alguns fundadores ouvidos pela autora no texto (link acima). Entre os diversos fatores que contribuem para a sensação de satisfação e vitória, eles citam: ter tempo para a família, causar impacto positivo no mundo, fazer o que se ama ajudando os outros a conseguir o mesmo, sentir-se livre, deixar os clientes satisfeitos e evoluir. Emma ainda destaca:
“Assim como em outras áreas da vida, a definição de uma startup de sucesso é algo ilusório e subjetivo”
Livre-se da bagunça
Não precisa se preocupar: a desorganização, característica a muitos empreendedores, ainda não foi diagnosticada como uma doença crônica. Mas, se não for “tratada”, é algo que pode impedir o bom desenvolvimento de uma startup. O Foundr traz dicas de como superar esse comportamento. Primeiro, é preciso entender por que se age dessa maneira e as implicações disso para o negócio. Depois, procurar ajuda — seja com um coach, delegando tarefas ou usando a tecnologia — e redefinir prioridades, além de revisar constantemente a operação para manter “a casa em ordem”. Leia mais no link acima.
Criptomoedas barradas
O Gizmodo comenta, no link acima, a primeira medida do governo brasileiro contra as criptomoedas. Agora, elas estão proibidas de ser negociadas por fundos de investimento no país devido a um novo ofício publicado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A alegação é de que as moedas digitais “não podem ser qualificadas como ativos financeiros”. Apesar das oscilações e polêmicas, a Bitcoin e outras moedas virtuias continuam a despertar cada vez mais interesse por aqui.
Circuito Startup
No próximo dia 22, acontece o 1º Circuito de Startup São Paulo deste ano. O evento é uma oportunidade de empreendedores realizarem networking, mentorias, rodadas com investidores, sessões de pitch, treinamentos específicos e palestras. Os ingressos custam a partir de 59 reais e podem ser comprados pelo link acima. Depois da capital paulista, o circuito segue, no dia 30, para Belo Horizonte e no 31 para o Rio de Janeiro.