SPONSORS:

Seleção Draft – Tecnologia, uma nova religião

- 10 de janeiro de 2018
Fé na tecnologia: os produtos apresentados na CES prometem verdadeiras revoluções (Imagem: Pexels/Reprodução).
Fé na tecnologia: os produtos apresentados na CES prometem verdadeiras revoluções (Imagem: Pexels/Reprodução).

Tecnologia, uma nova religião
O texto da AFP (link acima) fala sobre como os dispositivos apresentados na CES, uma das principais feiras de tecnologia do mundo, que está acontecendo em Las Vegas (EUA), estão transformando a tecnologia em uma espécie de “nova religião”, supostamente capaz de solucionar quase todos os males da humanidade. Na área da saúde, por exemplo, o texto cita a RightEye, que faz uso do rastreamento ocular para ajudar a avaliar o autismo, o diabetes e até o mal de Parkinson. Já a Byton aposta em um carro “intuitivo”, que eliminará as horas perdidas no trânsito. O número de fieis, ou melhor, interessados nessas salvações tecnológicas é grande: a feira, que começou ontem, vai receber 170 mil pessoas.

 

O dono do unicórnio
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Paulo Veras, o fundador da 99, comenta os desafios que enfrentou para tornar o app — chamado várias vezes de “start-upizinha tupiniquim” — no primeiro unicórnio do país. Ele conta que a empresa sempre sofreu mais do que os concorrentes para levantar fundos: “Se fosse pelo dinheiro, teríamos desistido várias vezes no meio do caminho”. Paulo fala ainda de empreendedorismo digital, da importância de um “time excepcional” e do sonho difundido dentro da empresa de revolucionar a mobilidade urbana. Leia mais no link acima.

 

Não fure a largada
Antes de escalar sua startup, o empreendedor precisa estar convicto de que é o momento certo de crescer e como isso pode afetar as estratégias do negócio. O Inc aponta (no link acima) quatro bandeiras vermelhas que sinalizam ser preciso mais tempo e planejamento para entrar nessa maratona. São elas: faturamento inconsistente, estresse ou sobrecarga de trabalho, falta de sistematização de processos e dependência do fundador para o bom funcionamento do negócio.

 

Startup Village
Entre os próximos dias 22 e 24, acontece o Startup Village. O curso, realizado em São Paulo, é voltado para novos empreendedores e vai abordar temas como: planejamento estratégico, mentoria, MVP, processos de lean startup, pitch, inovação, finanças, marketing, crowdfunding, realidade aumentada, virtual e mista, entre outros. Os ingressos custam 890 reais e podem ser comprados no link acima.

Veja também:

Verbete Draft: o que é Inovação Radical

- 18 de fevereiro de 2015
Joseph Schumpeter, economista austríaco e professor de Harvard, foi o primeiro a falar em inovação radical (foto: reprodução).

Verbete Draft: o que é disrupção?

- 11 de fevereiro de 2015
Clayton Christensen, professor de Harvard que cunhou o termo (foto: Christensen Institute).