SPONSORS:

Seleção Draft – Todo mundo tem concorrência

- 29 de janeiro de 2018
Seu negócio não é o "diferentão" do mercado. Sempre há concorrentes, mesmo que indiretos (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Seu negócio não é o "diferentão" do mercado. Sempre há concorrentes, mesmo que indiretos (Imagem: Pixabay/Reprodução).

Todo mundo tem concorrência
Não adianta se iludir e achar que o seu negócio é único, por mais que ele assim pareça, para você: todo mundo tem concorrência. No Medium (link acima), Jayson Dombele, desenvolvedor de sites e apps, fala que hoje em dia “quase nada é orgânico”, já que a maioria das ideias nasce da derivação e do aprimoramento de conceitos já existentes. A questão, segundo ele, não é buscar exclusividade, mas entender bem quem são os seus concorrentes — diretos e indiretos — e achar maneiras de distinguir seu produto ou serviço, criando um valor especial para sua oferta. O autor ainda sugere:

“Ande junto com a multidão, depois, faça seu próprio caminho, ultrapasse os outros e sirva de exemplo”

 

Exercite a transparência
Não há como tornar más notícias bem-vindas, mas há maneiras de amenizar o modo de contá-las e, assim, evitar danos maiores. O essencial é manter a transparência, seja quando o assunto diz respeito a um cliente, um investidor ou um funcionário. O artigo do Entrepreneur destaca que, no caso de uma “bomba” estourar, o fundador deve assumir a responsabilidade de ser o primeiro a compartilhar o fato, fazer isso o mais rápido possível e não esconder nenhum detalhe. Leia mais no link acima.

 

Programar ou não programar?
No Influencive, David Abrams, cofundador da plataforma de webinar Demio, toca em um dilema sensível à maioria dos fundadores: a necessidade de saber programar. Para ele, nenhum empreendedor, mesmo os de negócios de base tecnológica, é obrigado a ter esta habilidade. No artigo do link acima, ele aconselha que entendam os princípios básicos para poder avaliar se as decisões tomadas pelo especialistas são coerentes com o que deseja. De resto, conclui o autor, o fundador deve focar em suas missões e saber estimular os outros para que realizem suas tarefas da melhor forma possível.

 

Startout Brasil
O Startout Brasil, programa do governo brasileiro de apoio à inserção de startups no mercado internacional, está com inscrições abertas para o 3º Ciclo de Imersão, que acontecerá em Berlim, entre 13 e 18 de maio. A iniciativa vai selecionar 15 negócios que já estejam estabelecidos, tenham faturamento, equipe dedicada em tempo integral à empresa e fluência em inglês. As inscrições vão até o próximo dia 19 e podem ser feitas pelo link acima.

Veja também:

Entenda por que o Canadá está se tornando o novo destino dos empreendedores brasileiros

- 11 de julho de 2018