Um mapa de negócios sociais
A Pipe Social, plataforma que expõe negócios de impacto socioambiental e seus status de financiamento, acaba de publicar um mapa que apresenta 579 empreendedores sociais no Brasil. A pesquisa expõe as iniciativas dividas por região, setores de atuação, estágio de maturação, áreas em que elas mais precisam de ajuda, modelos de negócio e gênero dos fundadores. Para ver o mapa completo, acesse o link acima.
Cuidado com o seu preço
Definir o preço de seu principal produto é tarefa para muitas startups. No Startups.co, Stephen Moore (fundador da Roots Furniture, que produz móveis sob medida) diz, por experiência própria, que cobrar mais barato pelo serviço é um erro comum – e, pior, gera um ciclo vicioso. Você descobre que vai ganhar menos do que imaginava, subestima o custo do seu tempo e de pequenos gastos ao longo do caminho etc. Leia esta e outras considerações sobre precificação no link acima.
Do que o seu produto precisa?
A teoria dos “três Ps”, proposta pelo desenvolvedor de produto Sanjay Joshi, no Medium, é simples, mas mostra as prioridades na hora de lançar um produto ou serviço:
1) Descubra seu Product market fit, ou seja: se você está resolvendo um problema real e para quem ele é destinado;
2) Tenha Paciência e não caia na tentação de mudar seu produto só para faturar mais cedo;
3) Importe-se com as Pessoas e dê personalidade ao seu negócio.
Leia mais no link acima.
Brasil Exponencial
Até 24 de julho, o projeto Brasil Exponencial vai selecionar 40 startups brasileiras para participarem de uma rodada do programa SYNAPSE – que visa acelerar o crescimento das empresas por meio da expansão estratégica de suas redes de contato, nacional e internacional, durante seis meses –, e que receberão de 50 a 100% de desconto no investimento. Serão selecionados líderes de empresas (startups ou não) nas áreas de finanças, saúde, educação, urbanismo e economia criativa. Para participar, acesse o link acima.