• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Como uma startup focada em pequenos negócios vendeu sua solução para o programa de inovação da MAPFRE

Adriana Küchler - 14 maio 2021
Marcos Cordeiro, da Yunki, teve sua plataforma de marketing digital contratada pela MAPFRE
Adriana Küchler - 14 maio 2021
COMPARTILHAR

Quando criou a Yunki, sua startup de marketing digital, o objetivo de Marcos Cordeiro era atender apenas pequenos negócios. “Um esquema boutique mesmo”, diz o empreendedor. Por isso, quando deu de cara com o programa de inovação da MAPFRE, empresa multinacional de soluções em seguros, achou que aquilo não era para o seu bico. Por sorte, decidiu olhar nas entrelinhas e descobriu que um dos desafios era justamente ajudar pequenas oficinas e corretores que vendem os serviços da MAPFRE a aumentar sua presença digital e, assim, alavancar as vendas.

Marcos inscreveu a Yunki no programa de inovação. Foi selecionado e vendeu seu produto para a MAPFRE. Em menos de um ano, transformou sua plataforma para pequenos negócios em solução efetiva para uma empresa global.

 

“À primeira vista, o programa não era pra gente. Depois, vimos que se encaixava perfeitamente no nosso propósito de negócio.”

 

“Participar do desafio deu visibilidade para a nossa startup e abriu portas para participarmos de outros programas de inovação de grandes empresas”, diz Marcos.

E as oportunidades não param. A MAPFRE acaba de lançar a segunda edição de seu Desafio de Inovação, que está com as inscrições abertas.

 

Uma empresa de sorte

Yunki é uma palavra em mandarim que remete a boas vibrações, prosperidade. Com esse espírito, Marcos foi buscar nos Estados Unidos alguém que já tivesse colocado em prática a ideia que ele tinha na cabeça: uma plataforma para englobar todos os canais de marketing digital em um só local, o chamado “all in one”, e, assim, facilitar a vida do empreendedor.

Mas sua sorte não viria de lá. “Achei uma plataforma americana, mas não deram muita bola pra mim. Disseram que não tinham interesse em expandir os negócios para o Brasil.” Marcos então decidiu viajar para outro canto do mundo. E foi na Índia que se descobriu afortunado e encontrou um parceiro para desenvolver o projeto que traria para essas bandas.

 

A plataforma da Yunki foi testada por 20 pequenos negócios em sete estados do país durante três meses

Com esse histórico internacional, a Yunki também foi afortunada ao encontrar a estrutura global da MAPFRE, presente em mais de cem países nos cinco continentes. “Uma startup que participa do nosso programa entra em uma empresa internacional e tem a possibilidade de exportar seu serviço e escalar seu negócio em outros países”, diz Flavia Varga, head de inovação da empresa.

O CEO da Yunki conta que o assunto surgiu já nas primeiras reuniões com a MAPFRE. “Uma solução brasileira pode ser adotada também na Espanha, por exemplo. Isso foi um atrativo para participar do programa, já que estamos preparados para trabalhar em outras línguas”, diz Marcos. “Mas queremos, primeiro, consolidar nosso trabalho aqui, para, então, dar um segundo passo com mais consistência.”


Resultados em apenas um mês

O primeiro passo anda bem firme. Após ver sua solução selecionada no desafio da MAPFRE, a Yunki teve a oportunidade de testar sua plataforma “all in one” com 20 pequenos negócios em sete estados de quatro regiões do país durante três meses.

“O problema a ser resolvido era alavancar esses pequenos negócios através da inclusão digital em tempos de pandemia”, diz Marcos. “Se esses corretores e oficinas forem mais efetivos nas redes e promoverem engajamento com os clientes, fecham mais negócios. E, se fecham mais negócios, quem se beneficia é a MAPFRE. É uma reação em cadeia.” Com a ajuda da plataforma, o resultado foi uma mudança de comportamento radical.

 

 “No início, alguns deles nem tinham redes sociais. Outros tinham, mas deixavam as perguntas dos clientes no vácuo. Em um período curto usando a plataforma, já estavam fechando negócios provenientes das redes.”

 

 Marcos conta que a solução fez tanto sucesso que uma oficina integrante do piloto começou a ser procurada pelas concorrentes para saber mais sobre aquela nova estratégia de negócio. “Eles perguntavam: ‘O que você está fazendo?’, ‘Como a gente faz pra entrar também?’”

Com a fase de piloto finalizada e a solução contratada, o objetivo agora é expandir o uso da plataforma para 500 colaboradores da MAPFRE. Num futuro próximo, Marcos espera que ela alcance toda a rede da empresa.

“Os resultados foram tão positivos que a solução apresentada está sendo incorporada nos processos da MAPFRE. Com o sistema, em apenas um mês, houve aumento de 173% no número de interações com os parceiros, crescimento de 20% no volume de ligações e avanço de 102% no acesso ao website”, diz Flavia Varga.

 

Questão de sobrevivência

Dos 65 inscritos para a primeira edição brasileira do desafio de inovação da MAPFRE, cinco projetos foram selecionados para rodar seus pilotos. A Yunki foi a primeira a finalizar o período de testes e a fechar negócio com a empresa. Os outros quatro ainda estão em desenvolvimento.

Mais conhecida pela atuação no setor de seguros, a MAPFRE trabalha também com investimentos, capitalização e previdência. Fundada na Espanha e com quase 90 anos de história, a empresa atua há 29 no Brasil. Com tanta tradição na bagagem, investir em um programa de conexão com startups é um caminho inevitável. “Hoje em dia, é quase uma obrigação a gente se aproximar desse ecossistema. É uma questão de sobrevivência”, diz a head de inovação.

Flavia Varga, head de inovação da Mapfre.

Flavia Varga, head de inovação da Mapfre.

Para a nova edição do desafio, as startups interessadas não precisam ter experiência no setor de seguros. O pré-requisito primordial é já ter um produto desenvolvido para resolver um dos três desafios apresentados:

– otimização do relacionamento com clientes e distribuidores: tornar a jornada do seguro ainda mais amigável, com a oferta de diferentes canais de relacionamento

– personalização da oferta baseada em dados: ampliar as vendas com ofertas customizadas para cada cliente, usando inteligência de dados

– eficiência operacional: implantação de novas tecnologias que contribuam para a gestão de recursos, técnica e de riscos

Se a sua startup tem a solução para um desses problemas, as inscrições para o Desafio de Inovação da MAPFRE já estão abertas. Conheça mais sobre o programa e inscreva-se em www.moibr.mapfre.com.br.

 

 

 

 

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: