Entre todas as particularidades que marcaram os últimos dois anos, o crescimento do setor de e-commerce é fator que não passa despercebido. O fechamento intermitente do comércio impulsionou compras on-line, e acelerou ainda mais o crescimento da Total Express.
Segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, o comércio eletrônico no país apresentou um crescimento de 26,9% em 2021 em relação ao ano anterior. Consequentemente, esse crescimento impulsionou mudanças no setor de logística para o mercado de e-commerce.
Com quase 150 bases instaladas em todo o Brasil, a Total Express cobre 100% do território nacional e realiza operações em até 24 horas e entregas no mesmo dia. A companhia também chega a atender 92% dos e-commerces do país, que vão desde o pequeno comerciante até os gigantes do varejo, como Amazon, Magazine Luiza, Shopee, Aliexpress, entre outros.
Com um portfólio já consolidado de produtos e serviços, a empresa também está desbravando caminhos fora do Brasil com serviços de importação e exportação. E em 2022 iniciou operações de entrega de cartão de crédito e entregas consolidadas (em grande escala) para negócios B2B.
É claro que as transformações do setor de logística e mercado de e-commerce não foram os únicos elementos que ajudaram o crescimento exponencial da Total Express. Isso porque, desde a sua criação, a Total Express entende o valor da inovação e aposta em estratégias que estimulem a busca por soluções simples para problemas complexos.
Nesse cenário de mudança, o desejo de integrar a companhia ao ecossistema de inovação potencializou a adoção de novas ações. É nesse contexto que surge o Total Inova, programa de inovação aberta da Total Express.
Com o Total Inova, a Total Express passa a buscar parcerias com startups para cocriação de soluções e integração ao ecossistema de inovação. Desenhado em parceria com a Innoscience, o Programa Total Inova surge para fomentar a cultura de empreendedorismo, potencializar a transformação digital e executar projetos de inovação.
Juliano de Conti, diretor de TI e digital da Total Express, afirma que a participação no Total Inova dá às startups a oportunidade de se conectar com uma das maiores empresas do setor.
“Nossa capilaridade é muito expressiva. Então, as startups participantes podem ganhar em base de clientes, por exemplo. Além disso, elas contarão com investimento financeiro para o desenvolvimento das soluções. Há a possibilidade, também, da startup se tornar nossa fornecedora e parceira no futuro.”
As inscrições para o Total Inova estão abertas até o dia 27 de maio. Podem participar startups em fase de tração, com soluções já testadas e escaláveis. As propostas apresentadas buscarão solucionar sete desafios da Total Express, escolhidos a dedo pelas diferentes áreas da empresa. Realidade aumentada, inteligência artificial e verificação preditiva são alguns dos elementos que compõem os desafios.
Em um segundo momento, as startups selecionadas irão apresentar suas propostas em um pitch day. Em seguida, as escolhidas serão conectadas a um dos sete desafios propostos pelo programa. A etapa seguinte será o processo de imersão, em que elas terão contato com os “embaixadores da inovação”. Juliano de Conti, diretor de TI e digital da Total Express, explica que os embaixadores da inovação são um diferencial do programa.
“Entendemos que todo o processo é uma via de mão dupla. Por isso, teremos profissionais da empresa responsáveis pelo processo de onboarding para receber as startups e inseri-las no ecossistema da Total Express. Queremos ter a certeza que cada uma das startups foi inserida de maneira correta e entendeu o desafio que foi apresentado, não só na perspectiva técnica, mas de negócio.”
Felipe Lima, CEO da Total Express, ressalta a importância da criação do programa diante de um cenário de transformação.
“O Total Inova irá alavancar a capacidade da empresa no desenvolvimento de soluções pioneiras que otimizem a operação da companhia e atendam as necessidades dos clientes. O papel das startups será importante para criação de novas soluções digitais que impactam nosso modelo de negócios e também para a consolidação da cultura de inovação dentro da Total Express”.
Confira aqui outros projetos de inovação aberta desenhados pela Innoscience.
O primeiro programa de inovação aberta da Total Express foi desenhado em parceria com a Innoscience. Segundo Juliano de Conti, a escolha pela consultoria em gestão da inovação partiu da sinergia entre as empresas. O diretor de TI e digital da Total Express avalia que as duas empresas compartilham da mesma visão pragmática a respeito da inovação aberta. Juliano também acredita que a parceria com a Innoscience vai possibilitar que o Total Inova selecione as startups corretas para cada um dos desafios.
Para se inscrever e saber mais sobre o programa acesse: totalinova.com.br
Com alta taxa de sucesso dos pilotos e de contratação, o ciclo de estreia do programa de open innovation do Grupo Águas do Brasil mostra que os desafios do setor são grandes oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro