Nome:
Treinar Mais.
O que faz:
É uma plataforma que ajuda consultores de RH e facilitadores a aplicar treinamentos corporativos online de maneira prática e objetiva.
Que problema resolve:
Resolve questões como controle e padronização dos treinamentos aplicados, otimização do tempo dos profissionais de consultoria e dos líderes das empresas e valorização do trabalho de consultores e facilitadores.
O que a torna especial:
Segundo os sócios, diferentemente das plataformas de educação tradicionais que existem no mercado, o SAT – Sistema de Aplicação de Treinamentos, desenvolvido pela Treinar Mais, permite que o profissional cadastre todos os seus clientes (com os respectivos colaboradores), controle quem deve ser treinado, quais conteúdos serão aplicados para cada colaborador, quais os prazos para a conclusão dos treinamentos e os resultados individuais com base nas avaliações e no engajamento dos usuários. Além do sistema, a empresa produz conteúdo para os usuários por meio de seu estúdio de criação e realiza mentorias para que seus clientes apliquem as melhores práticas educacionais e imprimam mais qualidade em suas entregas.
Modelo de negócio:
Assinatura mensal. Os pacotes, que não incluem produção de conteúdo, partem de 190 reais mensais, com até 20 acessos simultâneos.
Fundação:
Março de 2017.
Sócios:
Letícia Rocha de Araújo — CEO
Osvaldo Pinholi Júnior — CSO
Fundadores:
Letícia Rocha de Araújo — 35 anos, Cataguases (MG) — é formada em Comunicação Social pela FESJF e em Administração pelo Ibmec RJ, com especialização em Marketing, Gestão em Administração Pública, Designer Instrucional, Gestão de Projetos e Equipes de E-Learning, Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Trabalhou nas áreas de marketing, eventos e educação em empresas como a TV Integração, afiliada Globo de Juiz de Fora.
Osvaldo Pinholi Júnior — 48 anos, Astolfo Dutra (MG) — é formado em Administração de Empresas pelo Fundação Educacional Machado Sobrinho, com especialização em estratégias de Marketing pelo Grupo Prisma MG. Trabalhou em empresas como Nunes & Amaral Advogados e Valor e Desenvolvimento Humano.
Como surgiu:
Letícia conta que a Treinar Mais surgiu dentro do processo de Formação Empreendedora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da qual participou em 2016, caminhando pelo o processo de pré-incubação e, por fim, em 2017, incubando o negócio. Durante seus três primeiros anos de existência, a Treinar Mais atuou como uma empresa de educação corporativa online com foco no desenvolvimento de soluções educacionais direcionadas para nichos de mercado. Em 2018 e em 2019, a empresa recebeu novos sócios e, com a pandemia de coronavírus, eles perceberam que um segmento estava sofrendo muito com os efeitos da pandemia: o dos consultores e os facilitadores de treinamentos. Com isso, o projeto de desenvolvimento do Sistema de Aplicação de Treinamentos (SAT) foi iniciado para atender as necessidades deste mercado e a empresa pivotou, no final de 2021, deixando de oferecer capacitações online para ofertar uma solução educacional que alia treinamentos online e tecnologia educacional.
Estágio atual:
A Treinar Mais tem escritório próprio em Juiz de Fora (MG) e conta com uma estrutura de estúdio e equipe para gravação e produção de materiais educacionais, além da equipe de desenvolvimento da plataforma. Desde o início da operação, já atendeu 500 usuários.
Aceleração:
Passou pelos programas de Aceleração InovAtiva Brasil e Future Females, em 2021. E pelo programa Future Education – Edtech Growth, entre 2018 e 2019. A empresa também foi incubada no Critt/UFJF (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia UFJ), entre 2017 e 2019.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 1,5 milhão de reais para começar o negócio.
Necessidade de investimento:
Não busca.
Mercado e concorrentes:
“A previsão para o mercado de consultoria é de crescimento de mais de 50% até o ano de 2025. Isso aponta para um aumento na demanda por soluções específicas para as necessidades destes profissionais que apoiem seu trabalho, sendo que a aplicação de treinamentos está entre elas. Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas experimentaram os treinamentos online e híbridos, verificaram sua eficácia, eficiência e o custo benefício comparado aos treinamentos presenciais, o que também demonstra a necessidade destes profissionais se adaptarem a esta nova realidade de mercado”, afirma Letícia. Entre os concorrentes, ela cita a SkillHub, a Leo Learning e a Affero Lab.
Maiores desafios:
“Tornar a marca e o produto conhecidos no mercado de consultoria e de treinamentos corporativos.”
Faturamento:
“Pivotamos o negócio recentemente. O lançamento oficial da plataforma ocorreu no final de 2021 e estamos iniciando sua introdução no mercado. Portanto, ainda não temos números expressivos para compartilhar”, diz Letícia.
Previsão de break-even:
Dezembro de 2022.
Visão de futuro:
“Queremos ser reconhecidos no Brasil e no exterior como a empresa pioneira na oferta de soluções corporativas educacionais para consultores e facilitadores de treinamentos, mas principalmente como a maior aliada do crescimento destes profissionais.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
O aplicativo utiliza IA e curadoria de especialistas e leva em consideração quem o profissional é, quer ser e o que está precisando aprender para indicar conteúdos em diversos formatos.