TryPic, fotos por demanda

Kaluan Bernardo - 5 fev 2015
Detalhe do site
Kaluan Bernardo - 5 fev 2015
COMPARTILHE

Nome:
TryPic

O que faz:
Licenciamento de fotos e contratação de fotógrafos sob demanda.

Que problema resolve:
Os bancos de imagens nem sempre têm a foto que o cliente necessita. Por outro lado, vários fotógrafos ficam com belas fotos paradas em seu HD, sem encontrar onde comercializá-las. A TryPic tenta unir essas duas pontas.

O que a torna especial:
Basicamente, o cliente descreve a imagem que precisa e a comunidade de fotógrafos cadastrados responde, dentro do prazo, oferecendo suas fotos como opções direcionadas às necessidades do pedido. O cliente escolhe e o fotógrafo escolhido vende o trabalho.

Modelo de negócios:
É baseado no modelo marketplace, onde eles recebem uma comissão de 30% a 50% em cima de cada transação (venda) realizada no site.

Fundação:
2013

Sócios:
Fernando Blum (sócio fundador)
Evandro Guedes (sócio fundador)

Perfil dos fundadores:
Fernando Blum – Rio de Janeiro (RJ), 29 anos – publicitário com especialização e experiência em criação e planejamento estratégico digital. Em agências de publicidade, teve a oportunidade de criar campanhas e planejamentos estratégicos para grandes marcas como: Jornal Meia Hora, Jornal O Dia, FM O Dia, Canetas Compactor, Alerj, NKS, Ford Home Solutions e Rede Mirador de hotéis. Na RBS, gerenciou a equipe de criação do projeto FloripaTem.
Evandro Guedes – Quaraí (RS), 33 anos – Desenvolvedor desde 1998, já codificou para grandes empresas, como Datasul, Nike, Fastshop, Banco Mundial e Suvinil.

Como surgiu:
A startup surgiu quando os sócios identificaram que os acervos dos bancos de imagens já não respondem mais às expectativas e necessidades dos seus clientes.

Estágio atual:
Construíram um MVP para atender aos primeiros clientes e testar hipóteses. Através do incentivo financeiro da Faperj, investiram na estruturação da área jurídica. No momento, estão desenvolvendo um sistema próprio baseado no aprendizado com o MVP e nos feedbacks dos clientes atendidos.

Necessidade de investimento:
Buscam um investidor anjo.

Investimento recebido:
Foram selecionados para o programa de incentivo do governo StartupRio, que investiu 100 mil reais em seedmoney (sem participações).

Mercado e concorrentes:
“O faturamento global do mercado de licenciamento online de imagens no ano passado foi em torno de 4,5 bilhões de reais. O mercado publicitário brasileiro é o quinto maior em âmbito global e aponta um crescimento de 8,5% devido aos eventos globais que ocorrerão no país”, diz Evandro. Entre os concorrentes, classificam os bancos de imagens e a ImageBrief.

Maiores desafios:
“Nosso maior desafio é alcançar grandes marcas e agências nacionais e construir um relacionamento duradouro”, diz Evandro.

Visão de futuro:
“Estamos mudando a forma como compramos e vendemos imagens online hoje. Buscamos conectar cada vez mais os clientes dos nossos fotógrafos possibilitando diversas formas de interação, desde o licenciamento de uma foto até a contratação de profissionais para grandes produções. Queremos tornar o mercado fotográfico mais acessível e justo respeitando o valor do artista que está por trás das câmeras”, declara o empreendedor.

Onde encontrar:
Site
Facebook
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

 

COMPARTILHE

Confira Também: