SPONSORS:

Inspira.mov estimula inovação com histórias criativas e empreendedoras

- 19 de julho de 2019

4528 Total Views 9 Views Today

Como é o processo criativo dos grandes realizadores que admiramos? Como descobriram seus talentos e iniciaram suas trajetórias? Quais obstáculos tiveram que vencer? Como conseguem se renovar depois de anos criando na mesma área? Foi tudo isso que a 3M se perguntou quando se envolveu no desenho do Inspira.mov, série que está em sua segunda temporada, com episódios todos os domingos, às 23h, na TV Cultura.

Produzido pela Grifa Filmes, o programa coloca à frente das câmeras pessoas criativas e realizadoras. Para fazer sentido com a proposta de estimular criatividade, a lista de speakers tem de ser vasta e muito diversa, incluindo jornalistas, artistas, uma mestre cervejeira, empreendedores sociais e uma drag queen.

Tudo começou em 2014 com a inquietação da própria 3M que buscava tornar viável um projeto de conteúdo que olhasse além do umbigo da organização, abordando o processo individual de criatividade e inovação, sem nenhum tom corporativo. “Na época, tivemos uma parceria fundamental com a Escola São Paulo para cocriar os conceitos do projeto que sonhava em inspirar as pessoas a tal ponto que precisassem colocar essas novas ideias em movimento”, conta Luiz Serafim, head de marketing da 3M do Brasil.

Com o tempo, a Escola se desvinculou do projeto, mas a ideia foi descoberta pela Grifa Filmes, que lapidou o formato, esculpiu uma nova proposta e trabalhou na curadoria dos convidados. Como resultado do esforço coletivo, foi ao ar a primeira temporada da série em 2016, patrocinada pela 3M por meio de lei de incentivo à cultura, com a apresentação das histórias de pessoas como a cantora Negra Li, a filósofa Viviane Mosé e o empresário Facundo Guerra. “A ideia era simples: aprender sobre o processo de criação, reinvenção e empreendedorismo com profissionais inspiradores das mais variadas áreas, como moda, gastronomia, jornalismo, cinema, música”, conta Serafim.

CONECTAR HISTÓRIAS PARA GERAR INSPIRAÇÃO

O conceito aparentemente básico de ouvir histórias de inovação da boca de seus próprios criadores é capaz de fomentar ideias e conexões valiosas, diz Serafim. A tal da inspiração. A essência do projeto é mostrar a diversidade das trajetórias, destacando como cada pessoa encontrou ou construiu o próprio caminho, descobriu sua vocação, aprendeu com erros e acertos, superou as dificuldades e saiu da zona de conforto para se reinventar.

“Nós, como organização, acreditamos muito na verdade de nos dedicarmos ao que nos inspira.  O segredo é aprender continuamente, expandir o repertório, colaborar sempre. É o que fazemos aqui dentro da 3M para gerar inovação e também o caminho para uma vida mais feliz”, conta Serafim

Desde o começo, a intenção era fazer do projeto uma iniciativa anual. Ainda é preciso tomar ritmo, mas a segunda temporada está no ar, com 13 episódios estrelados por pessoas com trajetórias surpreendentes como o músico e ator Paulo Miklos, a cineasta e apresentadora Marina Person, a especialista em cultura digital Bia Granja e o designer Gringo Cardia. A terceira temporada também já está garantida, em fase de produção.

“O aspecto mais fascinante do projeto, que gera o máximo engajamento da 3M, foi esse potencial de estimular o olhar criativo das pessoas, inspirar quem assiste a fazer coisas para mudar o mundo”, diz Serafim. Segundo ele, o plano é seguir nessa jornada, sempre de olho nas pessoas que têm histórias muito diversas, de alto impacto, que merecem ganhar força no palco do Inspira.mov. A proposta é que as histórias do Inspira.Mov despertem o gatilho para cada um ir atrás do que acredita, ativando sua mente criativa e colocando em prática seus sonhos.

 

4529 Total Views 10 Views Today
Veja também:

“Na vida profissional, não há espaço para quem para no tempo ou fica se lamentando”

- 16 de agosto de 2019