Gil Giardelli é um estudioso de inovação e da era digital, professor da ESPM, criador do MBA em Gestão de Mudança e Transformação Digital da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e colaborador em instituições como Insper e Fundação Dom Cabral.
No vídeo acima, ele fala que estamos na 3ª Revolução Digital, momento da inteligência artificial, da internet das coisas, das máquinas conversando com máquinas, da Indústria 4.0. “Estamos no meio dessa transição. É uma mudança de era, não uma era de mudanças”, diz ele. Para Gil, o principal obstáculo nesta fase é entender o que, de fato, é inovação.
Ele ainda afirma que “o futuro será fabuloso”. Apesar de acreditar que, como em qualquer mudança de eras, haverá dor, sua opinião é de que quando tudo isso passar, viveremos em uma sociedade muito melhor, em que valorizaremos mais o ser do que o ter. Sobre o desemprego tecnológico, causado por toda essa revolução, ele fala que para cada porta que se fecha, inúmeros possibilidades são abertas. “Vai sobrar mais tempo para a gente filosofar, para a gente estudar ciência e voltar a ser ser humano.”
Play para ver mais!
Gay, negro e natural do sertão cearense, Ângelo Vieira Jr. estudou em escola pública e precisou batalhar para quebrar estereótipos e crescer na carreira. Ele fala sobre sua jornada e conta como virou especialista em marketing e inovação.
Academia, empresas, governo e sociedade: como alinhar e ampliar o potencial de inovação desses atores? Flávia Fiorin, gestora do Tecnopuc, fala sobre a atuação do parque tecnológico gaúcho (meses após as enchentes que arrasaram o estado).