A Ford, uma das montadoras de automóveis mais tradicionais no país, firmou recentemente uma parceria com a PUC-Rio para um projeto de inovação. O objetivo? Levar para dentro da empresa “pessoas que estudam as pessoas”.
Marcio Alfonso, diretor de engenharia veicular e engenharia avançada da Ford na América do Sul, está na Ford há 38 anos e tem uma visão privilegiada dos desafios atuais da montadora: “Para inovar, hoje, é preciso conhecer as pessoas. Saber o que gera satisfação, o que gera prazer em quem usa o meu produto. Por isso fomos à universidade”.
O projeto com a PUC-Rio vai trazer conceitos e análises de UX (user experience) para dentro da Ford. Analisar o comportamento do consumidor não é algo novo mas, segundo Marcio, é hora de ir além. “Nem sempre, nos nossos processos normais de desenvolvimento de produto, conseguimos captar com o profundidade esse conhecimento”, diz.
Play para ver mais!
CIO e diretora de serviços digitais da Mondelēz Brasil, dona das marcas Lacta, Bis, Oreo e Trident, Leila Zimmermann conta como a empresa vem explorando o uso de IA em várias frentes, inclusive na precificação inteligente de seus produtos.
Criminosos põem diariamente à prova as defesas cibernéticas do sistema financeiro. Cintia Barcelos, do Bradesco, fala sobre a estratégia para mitigar riscos à segurança – e como a computação quântica vai exigir novos métodos de criptografia.
O mercado de materiais de construção e decoração sempre foi muito pulverizado. Rodrigo Murta, CTO da Leroy Merlin, conta como a varejista vem testando soluções e refinando sua oferta digital para entregar mais valor a seus clientes.