APRESENTA
APRESENTA

Você já visitou o cubo mágico? Aproveite o último fim de semana do PlastCoLab!

Bruno Leuzinger - 16 dez 2017
É só até domingo: iniciativa da Braskem e da ABIPLAST, makerspace pop-up encerra atividades no dia 17
Bruno Leuzinger - 16 dez 2017
COMPARTILHE

 

Foram duas semanas de aprendizados, descobertas, experimentações. Duas semanas dedicadas ao exercício prático da curiosidade criativa e um convite a conhecer e desdobrar as possibilidades do plástico como matéria-prima lúdica, nobre e versátil. Agora, a “brincadeira” está chegando ao fim: domingo, 17, marca o último dia de atividade do PlastCoLab, o espaço maker em forma de cubo mágico instalado desde o início do mês na Avenida Paulista.

O projeto é resultado do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), iniciativa alavancada em parceria pela Braskem e pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

“Através do Movimento Plástico Transforma, criado em 2015, reunimos um grupo de trabalho multidisciplinar focado em pensar formas de realizarmos algo inovador que trouxesse uma entrega efetiva para a sociedade”, diz Renata Verne, coordenadora de marketing da Braskem. “Após um longo e cuidadoso planejamento envolvendo pesquisas, contato com os integrantes da cadeia do plástico e de outros setores, workshop de ideação, chegamos a três pilares de atuação: ressignificar, compartilhar e criar.”

Da intersecção desses três pilares brotou a decisão de priorizar o movimento maker e a inovação urbana como eixos centrais da programação de palestras, oficinas e hackatons do PlastCoLab – sempre destacando o potencial do plástico como facilitador de processos.

O andar térreo, batizado de EXPO, instiga o público com o hockey de robôs, os Bonecxs para Todos (brinquedos inclusivos fabricados com impressora 3D que parecem de madeira, mas são feitos de plástico) e vídeos do projeto Imprimindo o Futuro, que permite a astronautas da Estação Espacial Internacional imprimirem peças e ferramentas com o polietileno verde fornecido pela Braskem. No domingo, a atração é o NAO, um robô humanoide capaz de cantar, dançar, andar e conversar (além de encantar adultos e crianças, claro).

À noite, o PlastCoLab promove o “Siga o Mestre”, jogo-e-obra-de-arte-interativa com assinatura de Lina Lopes, artista digital que aplica tecnologia em intervenções urbanas. Com passos num tablado, os visitantes devem reproduzir sequências de cores e luzes apresentadas na fachada do espaço maker (para interagir, é só postar uma foto com a hashtag da brincadeira). A ideia é inspirada no Genius, brinquedo ainda fresco na memória de quem viveu a infância nos anos 1980 assim como o cubo mágico que dá forma ao PlastCoLab.

Por falar em brinquedo, neste sábado, 16, às 14h, o PlastCoLab recebe a palestra “Como Ganhei Meu Primeiro Hackathon Criando Brinquedo”, da empreendedora Manoela Meroti, de apenas 9 anos. No mesmo dia e horário, Carolina Cardoso, do Garagem FabLab, estará à frente do workshop “Acessórios com Corte a Laser”. Domingo, das 10h às 18h, é a vez do hackaton “Criação de Protótipos para Andar com a Bike”: Maria Augusta Bueno, diretora do São Paulo Lab, vai engajar os participantes na missão de prototipar porta-trecos e outros objetos feitos com plástico reciclável que ajudem a vida de quem transita pedalando pelas cidades (para participar das atividades, é preciso fazer uma inscrição pelo site).

O PlastCoLab fica na Av. Paulista, 1230, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, pertinho da estação do metrô Trianon-Masp. Aproveite: é só até domingo!

 

 

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: