SPONSORS:

Vôos cada vez mais altos (e seguros) para quem quer “andar com as próprias pernas”

- 21 de junho de 2018
Eliomar Soares (à esq.) no balcão da sua loja Mapa Seg em Carapicuiba (SP): crédito para ampliar o estoque e atender a demanda.

Com anos de experiência como técnico em segurança de grandes empresas como o grupo Votorantim e a Biolab, o mineiro Eliomar Soares sentiu que era hora de “buscar um vôo mais alto”, como ele diz. “Eu me sentia limitado no trabalho, e precisava sentir que estava andando com as próprias pernas, que podia ser responsável pelos meus próprios rendimentos e, quem sabe, gerar emprego”. Ele havia sido “mordido” irreversivelmente pelo empreendedorismo.

Montou um negócio de venda de equipamentos de segurança para empresas da grande São Paulo. Toda a sua estrutura se resumia a um pequeno depósito onde guardava sua mercadoria. Em 2012, veio o momento de decisão: “Não dava para continuar com as coisas paralelamente”, ele diz. “Ou eu continuava ganhando meu salário na indústria farmacêutica ou apostava na Mapa Seg e fazia o negócio crescer.” Eliomar escolheu a segunda opção e desde então vem alternando crescimento e investimento.

A loja física da Mapa Seg fica em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Entretanto, 80% de seu faturamento vem da loja online e do comércio digital.

“O e-commerce começou como uma curiosidade”, ele admite. “Hoje, responde pela maioria das minhas vendas. Pelo site eu vendo de tudo, até quebra-molas para condomínio eu já vendi.”

Foi graças a seu público digital que ele tomou seu primeiro empréstimo com o Mercado Crédito. “Tem que estudar muito o mercado”, ele diz. “O e-commerce está crescendo e a informação circula mais fácil. O pessoal nos procura sabendo das novidades. Então o empréstimo foi importante para trazer esses itens para o nosso estoque.”

O head de Mercado Crédito, Daniel Stephens, diz que “alguns empreendedores têm a falsa crença de que o empréstimo é algo ruim, que pode prejudicar a empresa” e que desfazer esse mito é parte importante da educação dos clientes.

“O caso da Mapa Seg é exemplar, porque mostra que o crescimento de um negócio é sempre limitado pelo capital da empresa. Quando mais capital para investir, mais crescimento potencial. Quando o empresário estuda seu mercado, pesquisa, compara taxas e age com consciência, ter crédito só potencializa o crescimento do seu negócio, porque permite investimento que gera crescimento.”

O Mercado Crédito é uma plataforma do grupo Mercado Livre que oferece serviços de crédito para micro e pequenas empresas e pessoas físicas. Foi lançado em janeiro para clientes do Mercado Pago e vendedores do Mercado Livre, depois de seis meses operando de forma beta.  Foi durante esse período que Eliomar tomou três empréstimos: “Eu comparei os juros com o praticado pelos bancos e não tive dúvida, pedi o crédito para investir em economia”, ele diz. “E eu paguei os empréstimos com o dinheiro da própria venda da mercadoria. É uma facilidade que o banco não oferece. Dois cliques e o dinheiro já está em conta, bem desburocratizado.”

 

Mercado Pago - Banner Draft v1

Veja também: