SPONSORS:

A evolução da Indústria 4.0

- 14 de agosto de 2019
World Class Center
O World Class Center reúne áreas estratégicas da manufatura da FCA.

Cidade de Betim (MG), Brasil, sede da maior fábrica da Fiat Chrysler Automobiles no mundo: o Polo Automotivo Fiat. Ali dentro, no Galpão Quatro, Montagem Final, próximo à coluna 18F, numa sala de 2 mil m², acaba de ser inaugurado o WCC (World Class Center) da FCA Latam, um espaço de integração pioneiro em todo o mundo, reunindo três grandes áreas: Industrial Innovation Center (IIC), Work Place Integration (WPI) e Process Center.

IIC (diz-se em inglês “Double I-C”) é a área que realiza provas de conceito (PoCs, na sigla inglesa), que são plataformas dedicadas a testar inovações num ambiente que reproduz em escala um cenário real. O objetivo é apontar as tendências mais relevantes do futuro da Indústria 4.0 para futura implementação na produção. É a porta de entrada para as inovações, o espaço onde soluções são investigadas, insights são gerados e melhorias são desenvolvidas e testadas. Novos conhecimentos são gerados pelo compartilhamento de aprendizados por times multidisciplinares.

WPI é a integração entre a planta e os setores de desenvolvimento e processos dos novos modelos que chegarão às linhas de produção. “O WPI é a área onde vamos aplicar as lições aprendidas no IIC para os novos desenvolvimentos”, resume Marcelo Lima, coordenador da Engenharia de Manufatura de Veículos da FCA para a América Latina. “A cada lançamento, queremos garantir que novas tecnologias da Indústria 4.0 sejam instaladas nas linhas de produção, assegurando sempre mais qualidade e competitividade”, diz Francesco Ciancia, diretor Industrial Veículos da FCA para a América Latina.

Process Center é o espaço-chave para formar pessoas. Em uma mini linha de montagem, são realizados treinamentos para compartilhar conhecimentos e ferramentas, integrando metodologia, tecnologia e pessoas. Como você já viu aqui.

WCM Academy Lab

“O WCC é o centro de excelência que direciona a inovação da manufatura na América Latina, em uma iniciativa pioneira na FCA no mundo. Nossa estratégia é conectar os mais diversos pontos com agilidade, criatividade e o envolvimento do maior número de pessoas com foco na transformação digital”, destaca Ciancia.

O espaço do WCC é de inovação aberta e conecta pessoas e tecnologias. “Quando precisamos implantar tecnologias da Indústria 4.0, as pessoas e os processos são as nossas principais frentes, são o centro dessa necessidade”, explica Marcelo. “Então, a estratégia de criar o WCC é justamente a de engajar o maior número de pessoas, para que elas consigam fazer essa transformação digital desde o seu posto de trabalho até a mudança do seu mindset.”

Pelo mesmo motivo, o WCC também reúne startups, centros de pesquisa, universidades e a cadeia de fornecedores da FCA. “Como o WCC é um ambiente integrado e colaborativo, as informações fluem mais rapidamente, e com isso ganhamos agilidade na implementação dos novos projetos. Conseguimos promover a evolução dos processos com mais eficiência”, Marcelo explica.

“O Polo Fiat está sendo totalmente renovado e o indutor dessa mudança é o lançamento de novos produtos. No início de nossa trajetória, em 1976, grande parte das operações era manual, mas hoje é uma fábrica inteligente, com sistemas modernos e eficientes como Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Esta é uma fábrica de 43 anos completamente integrada à era digital”, declara Ciancia.

 

Esta matéria pode ser encontrada no FCA Latam Stories, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner fca

 

3698 Total Views 2 Views Today
Veja também: