8 passos para desenvolver o ecossistema brasileiro de startups
Recentemente o governo de Minas Gerais fechou o SEED, um dos principais programas de fomento público ao empreendedorismo, e trouxe de volta à pauta o que os governos nacionais devem fazer para ajudar a inovação a deslanchar no país. Felipe Matos, provavelmente uma das pessoas com mais moral para falar sobre o assunto (veja a história dele aqui), escreveu à Pequenas Empresas, Grandes Negócios os oito passos que deveriam ser tomados para desenvolver nosso ecossistema de startups. Leia no link acima a explicação dos passos:
1. Não faça nada sozinho: o ecossistema funciona em rede
2. O centro de tudo são os empreendedores: envolva-os nas iniciativas desde o início, preferencialmente em sua liderança
3. Muito cuidado com o “ego-sistema”
4. Entenda o estágio e necessidade do seu ecossistema local: estágios diferentes exigem ações diferentes.
5. Não reinvente a roda: faça alianças!
6. Não é só dinheiro…
7. Ajuda muito não atrapalhar
8. Pense na continuidade
Andre Diamand é o novo presidente da ABStartups
A Associação Brasileira de Startups, organização sem fins lucrativos que busca fomentar o ecossistema nacional e tem mais de 3 000 startups associadas, tem um novo presidente. Andre Diamand, empreendedor serial, mentor, e fundador da VentureOne Startups e Future Security, entra para substituir Gustavo Caetano, um dos fundadores da organização. Além dele, Amure Pinho, fundador da Blogo, entra como vice-presidente, substituindo Pedro Sorrentino, da Sendgrid. A Exame conta mais no link.
Por que o Vale do Silício ainda vai continuar relevante por um bom tempo?
Resposta: porque “Vales do Silício” não nascem do dia para a noite. Se hoje a região de São Francisco é conhecida como um dos mais incríveis pólos de tecnologia do mundo, é porque isso é fruto de um trabalho intenso e meticuloso iniciado nos anos 1950. Além disso, hoje os Estados Unidos são muito dependente da existência do Vale – e o país há de tomar todos os cuidados possíveis para manter a relevância da região. Leslie Berlin, pesquisador da Stanford University que se dedica a estudar o Vale e é autor do livro The Man Behind the Microchip: Robert Noyce and the Invention of Silicon Valley, escreveu um texto, bem longo e aprofundado sobre o assunto, publicado no Backchannel. Leia.
Chivas Spirit traz música e conversas sobre inovação para São Paulo
A Chivas inaugura hoje, no shopping JK Iguatemi (na capital paulista), o espaço Chivas Spirit: um hub de empreendedorismo social que vai reunir, num mesmo local, tendências ambientais, conversas sobre inovação, música boa e, claro, Chivas. A partir de amanhã, o local passa a abrir às quintas, sextas e sábados, como a gente contou aqui.
O DRAFT assina a curadoria das conversas sobre inovação do Chivas Spirit. Adriano Silva, publisher do site, irá mediar encontros como os de Gus Diament (Spotify) e Tallis Gomes (Easy Taxi); Felipe Matos (Startup Farm) e Luis Novo (Supernova Labs); Jose Papo (Google) e Ricardo Lombardi (Sebo Desculpe a Poeira); e Andrea Gomide (Instituto Ekloos) e Marina Campos (POP – Palhaços a Serviço das Pessoas). Conheça a programação completa no link acima, programe-se e inspire-se.