Sua startup não precisa ser secreta
A primeira coisa que muita gente pensa quando tem uma ideia promissora para um negócio é: “melhor não contar para ninguém”. O medo de outra pessoa roubar um projeto é comum entre empreendedores, mas nem sempre guardar as informações ajuda uma startup, como diz o texto de Loic Le Mer no Medium. No link acima, o empresário – que já investiu no LinkedIn e Evernote – lista as vantagens de colocar o desenvolvimento do seu empreendimento aberto:
1) Você vai encontrar pessoas que te ajudarão a desenvolver sua ideia;
2) Falar sobre suas dificuldades e reconhecer seus erros dão credibilidade;
3) Você terá uma comunidade de seguidores que podem te dar feedback;
4) A inovação fica mais fácil quando você descobre o que as pessoas querem;
5) Sua equipe pode se motivar mais com a opinião dos usuários;
6) Investidores, candidatos, consumidores e a imprensa vão te encontrar mais facilmente.
Quem levou o Mulheres Tech Sampa
Cinco startups foram premiadas na segunda edição do Prêmio Mulheres Tech Sampa, na última sexta-feira. A iniciativa, que incentiva a presença feminina no ecossistema empreendedor da capital paulista, recebeu mais de 50 projetos ligados à tecnologia e elegeu os cinco melhores: Academia Lovelace, Curso PrograMaria: EuProgrAMO, Marialab Hackerspace, PyLadies São Paulo e Women Up Games. Além deles, houve uma menção honrosa ao jogo de tabuleiro criado por Tatiana Barros, “As aventuras de Meg Margadinória no Reino das Formigas”. O prêmio, parceria da Rede Mulher Empreendedora, do Google for Entrepreneurs e da Prefeitura Municipal de São Paulo, ofereceu 10 mil reais para cada finalista. Veja como foi o evento no link acima.
Como será o dinheiro digital?
Romper os limites do dinheiro físico está entre as prioridades da Fintech. No link acima, da Aeon, o professor Bill Maurer, da Universidade de Irvine, aprofunda o assunto, e analisa o que essa mudança nos nossos sistemas financeiros pode trazer às nossas relações também. O artigo começa resgatando a história do dinheiro, seu surgimento, a transição para cédulas, e as definições de valor que vieram com o seu desenvolvimento. Com a tecnologia como moeda, é normal que tudo fique mais abstrato – como um pagamento online, feito por um sistema – e que isso mude a nossa forma de ver o valor da grana.
The Creators Shift
O YouPix, em parceria com uma rede de criadores de conteúdo digital, lançou hoje o documentário The Creator Shift, que faz um retrato do mercado de creators — formadores de opinião na internet — no Brasil. O vídeo fala sobre a quebra de paradigmas da comunicação publicitária e explica a importância do papel dos creators. O documentário traz uma série de entrevistas com blogueiros, publicitários, vloggers, empresários e youtubers. E traça um perfil do negócio por trás desses ifluenciadores. Clique no link acima para assistir.