Como cortar os gastos (certos)
Eliminar alguns gastos desnecessários nem sempre é uma tarefa fácil para o empreendedor. O ReadWrite publicou um artigo sobre isso, que pode te ajudar a decidir o que pode ou não sair da sua lista de despesas. No link acima, Scott Gerber reúne algumas dicas de CEOs:
1) Analise todas suas opções, incluindo o regime de contratação, quantidade de horas e processos dos seus funcionários;
2) As taxas que você paga estão te atrapalhando? Uma mudança de conta ou banco pode fazer diferença;
3) Jogue limpo com a sua equipe e abra espaço para ela sugerir iniciativas para reduzir custos;
4) Fique por dentro das ações que podem diminuir seus impostos;
5) Lembre-se do que você quer resolver com sua startup e reavalie o processo, algo pode estar fora de lugar;
6) Encoraje reuniões na sede e crie um espaço confortável para receber clientes;
7) Troque experiências e boas práticas entre equipes;
8) Reveja os custos do seu escritório;
9) Se você trabalhar com entregas, analise os custos com pacotes e taxas de entrega;
10) Imagine como um concorrente ofereceria um serviço parecido, mas de forma diferente;
11) Tente não aderir a muitos softwares ao mesmo tempo;
12) Olhe para o negócio com os olhos do consumidor.
O ano dos drones?
Em 2015, a Amazon se mostrou uma das empresas mais empenhadas em incluir o uso de drones no mercado. Mas essa tecnologia pode ir além da entrega de objetos. No texto da The Next Web, Andrew Blogg diz que drones podem ajudar a levar medicamentos a regiões remotas, mapear cenas de crimes, monitorar acidentes de trânsito, procurar por pessoas desaparecidas e emitir alertas de emergências no geral. Todas essas possibilidades vêm acompanhadas de outros dados importantes, sobre a criação de regulamentações que possam controlar esses voos. Leia mais no link acima. O MIT Technology Review também fala sobre o assunto aqui.
Tendências digitais para acompanhar
O Entrepreneur listou hoje algumas tecnologias e tendências digitais que devem se popularizar muito ao longo de 2016, e por isso são importantes para empreendedores. No topo da lista, estão as impressoras 3D, que em três anos pode aumentar sua distribuição em 10 vezes. As moedas digitais também devem estar no radar, assim como a Internet das Coisas e a realidade virtual. Uma boa forma de ficar por dentro do que tem sido desenvolvido é acompanhar a CES 2016, a maior feira de tecnologia do mundo, que começa amanhã. O Link Estadão deixou aqui um guia breve do que pode rolar por lá.
Curso em Recife
No próximo dia 14 de janeiro, futuros empreendedores poderão aprender conceitos e métodos importantes de Costumer Development e Design Thinking no curso de Luiz Gomes, em Recife. Durante três horas, o fundador da startup Lotebox e consultor da SWQuality vai passar pelas etapas da criação de um negócio. O investimento é de 50 reais. Para se increver, acesse o link acima.