Empreender não é uma ciência
Para Steve Blank, professor de Stanford, o empreendedorismo se aproxima mais de uma atividade artística do que de um emprego. Em seu artigo no Medium, ele compara fundadores a compositores, e suas equipes a orquestras. Por isso, empreender não depende só de ter ferramentas e conhecimento sobre negócios.
“Podemos aumentar o número de empreendedores com mais técnicas, educação e dinheiro. Mas até aprendermos a ensinar criatividade, seus números provavelmente serão limitados”
Leia no link acima.
Como se valida uma ideia?
O processo de julgar se a sua ideia de negócio pode dar certo é o primeiro passo para empreender. No StartSe, Júnior Borneli, co-fundador do site, indica as etapas principais desse início:
1) Trace os perfis dos clientes que você quer impactar;
2) Saiba qual problema você quer resolve;
3) Trabalhe para essa solução tenha impacto de verdade;
4) Descubra quais valores você quer entregar junto com esse produto;
5) Entenda qual parte do mercado você quer atingir.
Aceleração da AES Brasil
Nesta semana, a AES Brasil divulgou uma chamada pública com o objetivo de atrair startups voltadas à inovação. A empresa tem um orçamento de cerca de 500 mil reais para cada um dos dois projetos selecionados para participar do seu processo de aceleração. Os inscritos deverão se encaixar nas categorias: Internet das Coisas, energy storage, geração distribuída, eficiência energética e veículos elétricos. Leia mais no link acima.
V Fórum Empreendedoras
No próximo dia 22, em São Paulo, o hotel Maksoud Plaza vai receber a quinta edição do Fórum Empreendedoras. Neste ano, o tema do evento é “Tecnologia e Inovação para Mulheres Empreendedoras”, e ele vai contar com painéis comandados por mulheres que vão compartilhar dicas e ideias para inspirar as participantes. O investimento é de 80 reais e os ingressos estão à venda pelo link acima.