Quando a startup para de crescer
Crescimento é a obsessão de toda startup. Mas e quando o negócio desacelera e a operação continua estagnada? O Your Story traz alguns caminhos possíveis para reverter essa situação, mas ressalta que, primeiro, o fundador precisa entender o que está freando o crescimento para depois escolher uma das soluções abaixo:
1) Procure expandir a oferta de seus produtos ou serviços;
2) Busque novos mercados (setor ou área de atuação geográfica);
3) Faça parcerias com outros negócios;
4) Revise seus planos e estabeleça metas de longo e curto prazo;
5) Por último (se nada funcionar), estude a possibilidade de vender a startup.
Saiba ouvir
Líderes de sucesso são bons ouvintes, sabia? É o que mostra Jack Zenger, fundador da consultoria de liderança Zenger Folkman, em um estudo apresentado na Forbes. Segundo a pesquisa, pessoas com uma escuta ativa têm uma performance melhor em diversas áreas, como comunicação, inovação e motivação da equipe. No entanto, apesar das vantagens, muitos CEOs têm dificuldade em se comportar assim. Para ajudá-los, Jack lista sete formas de desenvolver essa habilidade. Entre elas, ser curioso, fazer boas perguntas, pedir feedback e prestar atenção nas próprias expressões faciais. Para saber mais, acesse o link acima.
Missão e Visão
No Medium, David Henzel, fundador da agência de conteúdo MaxCDN, fala como é importante uma startup ter a sua Visão e a sua Missão bem definidas — e não pense que isso vale apenas para ONGs e grandes corporações. No texto (link acima), ele indica as vantagens de determinar esses princípios logo no momento da fundação. Para David, a Visão e a Missão servem como um filtro na hora de tomar decisões, são uma fonte de inspiração e ainda ajudam no posicionamento das estratégias de marketing.
Meetup StartupSC
Florianópolis sedia a 23ª edição do Meetup StartupSC. O encontro acontece no próximo dia 22 e visa incentivar o envolvimento das mulheres no mundo da tecnologia. Entre as palestrantes estão Tania Gomes, CEO da 33e34 (site que vende sapatos nessas numerações) e Rosi Rodrigues, cofundadora da Iugu (plataforma de automação financeira). A entrada no evento é gratuita e a inscrição deve ser feita no link acima.