De frágil a Agile
No Medium, a engenheira de software Semi Koen dá dicas importantes para fundadores que decidem desenvolver seus produtos tecnológicos por meio dos Agile Methods. Apesar do texto (link acima) parecer mais voltado à equipe técnica, é bom como administrador do negócio entender também de todos esses processos. A autora afirma que para fortalecer a criação de um software, priorizando o usuário, a colaboração e a prática, o empreendedor e, principalmente, os programadores precisam estar envolvidos (em especial, o Product Owner). Ela indica que o responsável por essa função acompanhe cada etapa do projeto e que o empreendedor cheque as revisões de Sprint (está aí a chance de fazer mudanças), mas que saiba explicar o que deseja, sem deduzir que os programadores irão criar o MVP dos seus sonhos. Leia mais no link acima.
Vou de táxi, voando!
A startup alemã Lilium, de táxis aéreos, realizou seu primeiro voo em Munique. Até 2025, a empresa, fundada, em 2015, por quatro estudantes de engenharia, pretende ter seu serviço disponível no mercado. Os sócios captaram 101 milhões de dólares para criar dois protótipos do jato com decolagem e aterrissagem totalmente vertical e elétrica. A ideia é oferecer uma frota de aeronaves com cinco assentos e que pode ser comandada por pilotos ou no modo drone. Sobre a velocidade: 300 km/h, o que, segundo a Exame (link acima), permite trajetos como o de Nova York a Boston por 70 dólares (menos do que um helicóptero). E detalhe: o jato é cinco vezes mais silencioso!
Lidando com a parte legal
Ser fundador também significa lidar com a parte jurídica que envolver ter seu próprio negócio. Apesar de ser possível contratar serviços e profissionais para cuidar desse setor, o empreendedor precisa conhecer algumas implicações legais com as quais deve ficar atento. O YoungUpstarts destaca quatro no link acima (listadas resumidamente abaixo):
1) Questões de patente;
2) Termos e condições de contrato;
3) Direito dos funcionários;
4) Proteção de bens pessoais.
Elas + VC
O Impact Hub São Paulo, a Kria e a Vox Capital realizam no dia 30, em São Paulo, um evento sobre investimento em startups, de mulheres e para mulheres. No encontro Elas + VC, investidoras experientes compartilharão suas estratégias e dicas para quem está começando. Entre as investidoras convidadas estão Cristiane Pedote e Isabela Pascoal. A colaboração para participar varia de 10 a 25 reais e serve como forma do Impact Hub impulsionar outros encontros. Mais informações no link acima.